Dicas para fazer pão caseiro e vender em sua região

Por muito tempo, o pão industrializado reinou na mesa das pessoas. Contudo, alguns anos atrás, uma nova tendência – baseada em um método antigo e mais tradicional de fazer pães – começou a conquistar a preferência dos consumidores em todo o mundo. Estamos falando dos pães artesanais, feitos a partir da fermentação natural (também chamados de sourdough). Ou melhor, do famoso – e delicioso! – pão caseiro.

Essa tendência, aliás, está alinhada a outros movimentos e mudanças no comportamento dos consumidores, que cada vez mais rejeitam produtos industrializados e preferem métodos e ingredientes mais naturais e sem aditivos.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), algumas das principais exigências dos consumidores na hora de comprar pão é que a produção seja local e que os ingredientes usados sejam naturais. Ou seja, os pães artesanais oferecem uma oportunidade para os produtores menores e caseiros se destacarem justamente por não terem uma produção mais industrializada e por serem produzidos localmente. 

Interessante, não é mesmo?

Neste momento turbulento em que estamos vivendo, em que muitos empresários do setor de food service buscam alternativas para continuarem atuando no mercado, produzir pão caseiro pode ser uma ótima saída.

Afinal, você pode produzir em casa e vender no seu bairro ou região, por meio de pedidos via telefone ou online (por e-mail ou aplicativos como WhatsApp).

Quer saber mais sobre como investir em pães artesanais pode ser uma excelente oportunidade de negócios? Siga a leitura deste artigo. Nele, você vai aprender:

  • Qual é a definição de pão caseiro (ou pão artesanal/pão rústico);
  • Dicas para produção de pão caseiro e de fermentação natural;
  • Como divulgar e vender seus pães artesanais.

Vamos lá?  🙌 🥖

Leia também!

Food service: as principais tendências do setor em 2020

O que é pão caseiro, pão artesanal ou pão de fermentação natural

O que é pão caseiro, pão artesanal ou pão de fermentação natural

A fermentação natural não é nenhuma novidade. Aliás, essa foi exatamente a forma como os pães começaram a ser feitos, lá no Egito antigo. 

Luiz Américo Camargo, autor do livro Pão Nosso – Receitas caseiras com fermento natural, explica:

Fermentação natural é o produto da ação de microorganismos que se alimentam da mistura de farinha e água. Eles consomem os açúcares contidos no trigo e, em troca, produzem gás carbônico, álcool e ácidos.”

Esses elementos criados durante a fermentação natural darão origem às características únicas dos pães artesanais.

Pães feitos com fermento natural possuem uma casca crocante, com um miolo cheio de alvéolos irregulares. Além disso, os pães rústicos possuem um sabor levemente ácido e mais complexo. 

Segundo Luiz Américo, o processo da fermentação natural permite uma extração de sabor e aromas mais profunda.

Entre as vantagens do pão caseiro artesanal, destacam-se:

🍞  Leveza. É muito mais leve de ser digerido, causando menos inchaço e desconforto. Isso porque durante o processo de fermentação acontece uma pré-quebra do trigo. 

🥖  Durabilidade. Possui maior durabilidade, porque o ácido acético que inibe o crescimento de bolor é produzido na fabricação de fermento.

🧬 Benefícios à saúde. Por utilizar fermento natural, o pão caseiro artesanal ajuda a aumentar a quantidade de bactérias benéficas ao intestino.

🥐  Valor nutricional. Por serem processados de maneira mais complexa e lenta, pães feitos a partir de fermento natural possuem maior valor nutricional e menor índice glicêmico.

Ou seja, o pão caseiro tem sabor mais intenso, textura encorpada, maior durabilidade e é mais nutritivo do que o pão industrializado!

Tudo isso acontece porque o método de fabricação do pão artesanal é “sem atalhos”. Ou seja, apesar de a produção levar mais tempo, o resultado é muito mais satisfatório!

O que você precisa para fazer um bom pão caseiro

Dicas para fazer um bom pão caseiro

Está interessado em aproveitar a tendência de aumento no consumo de pão caseiro para abrir uma nova fonte de renda nesse momento de isolamento social?

Então, para começar, tome nota dos ingredientes básicos para a produção de pães artesanais. São eles: 

– Farinha de trigo;
– Sal;
– Água.

Pois é, só isso. 

Contudo, se você quer tornar seus pães mais saudáveis, inovadores e atrativos para o público, é interessante agregar outros tipos de farinhas e cereais.

Estes são alguns exemplos de farinhas e cereais que podem ser utilizados na fabricação de um bom pão caseiro rústico:

– Farinha de trigo integral;
– Centeio;
– Gran duro;
– Farinha de milho;
– Aveia;
– Quinoa;
– Etc. 

Dica!

De preferência, use farinhas orgânicas. Além de resultar em um pão caseiro de mais qualidade, isso vai agregar ainda mais valor ao seu produto e chamar a atenção de clientes que estão atentos a essa questão!

O que você precisa para fazer um bom pão caseiro

Em relação aos acessórios utilizados, Luiz Américo Camargo indica que estes são os itens recomendados para a produção de pães rústicos:

✓ Xícaras e colheres medidoras-padrão

Conhecer as quantidades exatas com que se está trabalhando é crucial para a receita de pão caseiro dar certo.

✓ Tigelas para misturar

Podem ser de inox, plásticas, de porcelana. No mínimo uma grande, que comporte 4 litros, com 30 cm ou mais de diâmetro. E outras menores, para misturar farinhas e ajudar na medição e organização dos ingredientes.

✓ Potes com tampa

Para guardar o fermento natural.

✓ Relógio ou timer

Não importa qual o tipo. Você não pode descuidar do tempo.

✓ Assadeiras

É recomendável que sejam grandes, com 40 cm ou mais, para você assar pães variados. Se forem antiaderentes, melhor ainda. Antes de comprar, porém, procure conhecer as medidas de seu forno: é preciso que elas caibam e a porta fique perfeitamente fechada.

✓ Panos limpos

Básicos, de enxugar pratos, ou de linho. Eles serão usados não só durante o descanso da massa, mas também na própria conservação do pão caseiro.

✓ Peneiras

As mais simples, mesmo. Tanto para peneirar uma farinha eventualmente mais empelotada, como para oxigená-la, em certas receitas. E para fazer o acabamento do pão caseiro, cobrindo a superfície da massa de forma mais regular. Nesse caso, a trama mais fina é melhor.

✓ Luvas e protetores

Você vai mexer muito no forno e em assadeiras durante a produção do seu pão caseiro. Portanto, precisa tomar cuidado para não se queimar.

✓ Colheres de pau (ou bambu) e espátulas de silicone

Elas são muito úteis para misturar e manipular a massa.

✓ Facas bem afiadas ou navalhas

Para fazer o acabamento – o corte do pão antes de assar.

✓ Fogão

Independentemente do modelo, é importante que a temperatura chegue, no mínimo, a 220 ºC.

✓ Grade para resfriamento

Importante para que o pão esfrie por completo e não crie vapor na parte de baixo. Enquanto você não consegue um acessório específico para este fim, pode pegar emprestado até as grades do fogão (onde estão os queimadores).

✓ Facas para cortar pão

As facas precisam ter uma boa serra, lâmina longa e fina, além de empunhadura firme. Assim, os cortes sairão muito mais precisos – inclusive para fatias finas – e sem esforços absurdos. Lembre: boa parte dos pães serão cascudos, e uma faca ruim vai acabar quebrando ou esmigalhando a casca, prejudicando a aparência do seu produto.

✓ Garrafa com borrifador (spray)

Para borrifar água nos pães, antes de colocá-los no forno.

✓ Balança

Dá para fazer pão caseiro sem usar balança – desde que você saiba quanto está usando de sólidos e líquidos, é claro. Porém, depois que você passa a pesar os ingredientes, fica muito mais fácil produzir pães perfeitos. Ao escolher sua balança, prefira as digitais, com capacidade de 3 kg e com 1 g de precisão.

✓ Panelas de ferro fundido

Assar pão na panela (com tampa) é um ótimo truque. O ideal é que elas tenham pelo menos 20 cm de diâmetro.

Saiba mais!

Clique aqui e confira uma amostra do livro Pão Nosso - Receitas caseiras com fermento natural.

Receitas e dicas para fazer pão caseiro de fermentação natural

Receitas e dicas para fazer pães de fermentação natural

A seguir, listamos alguns materiais com receitas e orientações que irão ajudá-lo a fazer pão de fermentação natural aí em sua casa. 

Confira:

🧑‍🍳  Duas receitas de Luiz Américo Camargo 👉 Clique aqui.

🍞  Receita básica de pão caseiro branco com fermentação natural 👉 Clique aqui.

👩‍🏫  Curso online gratuito de Pães Rústicos, da Abip 👉 Clique aqui.

💻  Curso online Pão caseiro com fermento natural 👉 Clique aqui.

📕  E-book O guia completo: saiba tudo sobre fermentação natural 👉 Clique aqui.

📗  E-book Guia do Pão Caseiro para Iniciantes  👉 Clique aqui.

🥣  Passo a passo para fazer fermento natural 👉 Clique aqui.

🥖  Como conservar o fermento natural 👉 Clique aqui.

🎥  Série de vídeos com Luiz Américo Camargo sobre como fazer fermentação natural:

👉  Clique aqui para conferir a lista de vídeos. 

Como embalar pão caseiro para vender

Para conservar bem o pão caseiro rústico é importante tomar alguns cuidados:

  1.  Embale apenas quando o pão estiver totalmente frio – caso contrário, o vapor pode prejudicar a “crocância” da casca.
  2. Não deixe o pão desprotegido ao ar livre por muito tempo. Caso contrário, ele pode ficar duro mais rapidamente.
  3.  Embale o pão caseiro para evitar que a umidade dele escape. É interessante utilizar papel manteiga para envolver o pão ou usar embalagens plásticas, que são bem isolantes.

Dica!

Quando vender um pão para alguém, envie um bilhetinho escrito à mão, com orientações sobre como o seu cliente pode conservar melhor esse produto. Por exemplo: 

Obrigado por comprar meu pão caseiro! Ele um produto feito com muito amor e, por isso mesmo, exige alguns cuidados da sua parte também… 

– Evite deixar o pão desprotegido em contato com ar por muito tempo;

– Se for levar mais de três dias para consumir, pode guardá-lo na geladeira;

– Uma dica interessante é fatiar o pão e já colocar na geladeira as porções individuais para quando quiser aquecê-lo;

– Também é possível fazer essa divisão na hora de congelar;

– Se o pão ficar muito duro, você pode molhá-lo levemente e colocá-lo no forno por alguns minutos. 

Espero que goste!

Como divulgar sua produção de pão caseiro

Como divulgar sua produção de pão caseiro

Depois de aprender todos os segredos para fazer um bom pão caseiro de fermentação natural, embalá-lo com uma embalagem bem bonita e segura, chegou a hora de efetivamente vender esse seu novo produto!

Para isso, você precisa, primeiro, divulgar seu novo negócio na região em que pretende vender. Aqui vão algumas dicas para fazer essa divulgação de maneira prática e barata:

Atenção!

Talvez nem todas as ideias abaixo possam ser colocadas em prática atualmente, por causa da pandemia do novo coronavírus. Porém, isso não significa que elas não sejam interessantes. Deixe-as anotada para colocá-las em prática quando esse período ficar para trás. 

1) Distribua algumas amostras grátis do seu pão caseiro para seus vizinhos e colegas de bairro

Diga que está começando a vender pão caseiro e que gostaria que eles provassem seus produtos. Além de agradar as pessoas, essa é uma excelente maneira de conquistar o paladar dos clientes e ainda fazer com que eles também divulguem o seu negócio.

2) Distribua flyers nos negócios da sua região

Fale com os donos das lojas que você sempre frequenta e peça para deixar flyers divulgando seus pães. Como presente, em troca, você pode oferecer a eles algumas amostras grátis.

3) Peça ajuda a amigos e familiares

No início da sua operação, quando você ainda não tem muitos clientes, as pessoas mais próximas de você – que certamente também estão saboreando seus pães – podem ajudar nessa divulgação. Nem que seja, por exemplo, servindo seus pães para visitas e comentando que você está vendendo. Acredite: nada é melhor do que um marketing boca a boca bem feito!

4) Faça cartões de apresentação e os distribua

Outra maneira efetiva de espalhar a mensagem de que você está vendendo pão caseiro é distribuindo cartões de visita sempre que encontrar algum conhecido ou conhecer alguém novo.

5) Use as redes sociais para apresentar seus produtos

Seus conhecidos, que seguem você nas redes sociais, também são seus potenciais clientes. Divulgue fotos dos seus pães nessas plataformas, faça vídeos da sua produção e poste informações sobre como comprar seus produtos.

Leia também!

Dicas de marketing para MEI e profissionais autônomos: 5 ações baratas para impulsionar seu negócio
Marketing para padarias: 7 ideias de ações práticas e baratas

Dicas para vender seus pães a partir da sua casa

Dicas para vender seus pães a partir da sua casa

Se você está começando uma operação de vendas a partir da sua casa, é importante pensar na logística de como você vai vender e entregar os pães para seus clientes. 

Essa é uma questão muito importante especialmente agora nesse momento de isolamento social.

Veja abaixo algumas sugestões sobre como vender pães artesanais a partir da sua casa:

– Ofereça a possibilidade de as pessoas fazerem pedidos de pães via telefone;
– Também é possível utilizar canais online – como, por exemplo, WhatsApp, Instagram, Facebook ou e-mail;
– Determine quais canais você irá utilizar e divulgue-os em seus materiais de comunicação;
– Você pode oferecer a possibilidade de entregar os pães na casa das pessoas;coronavirus - instruções para restaurantes e foodservice
– Ou, ainda, pode marcar horário para as pessoas retirarem o produto na sua casa.

Atenção!

Em tempos de pandemia da COVID-19, é importante garantir a segurança das suas operações. Na hora de entregar seus produtos, mantenha distância de, pelo menos, um metro dos clientes. 

Além disso, comunique aos clientes todos os cuidados que você está tomando em relação ao coronavírus.

Recentemente, preparamos um material com dicas para empresas do setor alimentício. As dicas podem ajudá-lo nesse momento. Aproveite! O download é gratuito.

Esperamos que essas dicas o ajudem a começar hoje mesmo seu negócio para vender pães caseiros.

Sucesso!

Imagens: Envato Elements

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram