Marketing para padarias: 7 ideias de ações práticas e baratas

Sabe por que é importante falar sobre marketing para padarias?

Para começar, existem mais de 70.500 padarias no Brasil. Além disso, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP), mais de 14 mil estabelecimentos desse segmento só no estado de São Paulo!

Ou seja, conhecendo estes dados (e sendo proprietário/gestor de um negócio deste segmento), é impossível não pensar:

“Como destacar minha padaria em meio a tantos possíveis concorrentes?”

Concorda?

Neste sentido, questões como atendimento, qualidade dos produtos e serviços, preparação da equipe e localização são importantes, é claro. Porém, não dá para negar a relevância de outro fator nessa equação: o marketing.

Marketing para padarias

Para atrair e conquistar mais clientes para sua padaria, você precisa investir em ações de marketing que:

🌟  Destaquem os diferenciais do seu negócio;

😍  Encantem seus clientes;

💛  Ajudem o seu público.

Não sabe como fazer isso? Tudo bem, o seu parceirão Roldão está aqui para ajudar!

A seguir, confira sete ideias de ações de marketing para padarias. São estratégias práticas e baratas que vão ajudá-lo a aumentar o movimento da sua padaria e, consequentemente, o seu faturamento.

Leia também!

4 vantagens estratégicas que só microempresas têm

Ideia #1 de ação de marketing para padarias
Ofereça amostras grátis

Dicas de marketing para padarias

Esta é uma ótima estratégia para chamar a atenção das pessoas que estão passando na rua e atraí-las para o seu estabelecimento. E colocá-la em prática é bem simples. Para isso, basta seguir estes passos:

– Escolha um item para distribuir. Pode ser, por exemplo, um produto que você queira acelerar as vendas, algo que esteja entre os “mais vendidos” ou uma novidade;
– Corte alguns pedacinhos do item que você vai distribuir e coloque-os em uma bandeja com alguns palitos para as pessoas se servirem;
– Deixe um funcionário na frente da sua padaria distribuindo provas deste produto e não se esqueça de treiná-lo a interagir com os possíveis clientes sorrindo, falando algo sobre a amostra grátis em questão, sobre a sua padaria e assim por diante. 

Pode ter certeza de que muitas pessoas que passarem por aí vão se interessar em provar a delícia que você estiver distribuindo.

Se quiser potencializar as chances de essa ação trazer resultados, você pode oferecer um desconto no produto escolhido para ser a amostra grátis do dia. Assim, você ganha o cliente pelo estômago e pelo bolso!

Como alternativa, você também pode distribuir amostras para as pessoas que estiverem dentro da padaria. Assim, você dá um empurrãozinho extra naqueles clientes indecisos.

Essa tática simples e barata funciona porque a experimentação ajuda a conquistar o cliente. Além disso, pelo fato de terem recebido algo gratuitamente, muitas pessoas sentirão que precisam retribuir o gesto fazendo uma compra.

Ideia #2 de ação de marketing para padarias
Aguce os sentidos de quem passa perto do seu estabelecimento

Ideias de marketing para padarias

Você já passou por uma rua em que o cheirinho de comida era tão agradável que você ficou se perguntando de onde aquele aroma maravilhoso estava vindo?

Ou, então, já passou por uma loja tão bonita visualmente que se sentiu coagido a entrar nela?

Pois é, os nossos sentidos cumprem um papel crucial em nossas decisões. Essa, aliás, é a ideia central do chamado marketing sensorial – que utiliza técnicas para convencer o cliente a comprar por meio do estímulo da visão, da audição, do olfato, do tato e do paladar.

Essa estratégia é embasada por diversos estudos científicos que comprovam que a interação dos cinco sentidos com o ambiente, com as pessoas e com os produtos influencia diretamente nossas decisões de compra. 

Agora, pare e pense: De que forma a sua padaria está impactando os sentidos dos seus clientes?

Para aguçar os sentidos de seus clientes você pode, por exemplo:

1) Assar pães durante o dia para espalhar o aroma irresistível de pão quentinho pelo ar. Quem estiver passando pela sua padaria ou estiver dentro do seu estabelecimento, não vai resistir! Além disso, dá para investir em um aroma de ambiente com cheiro de café, bebida ideal para saborear com os seus produtos;

2) Ajustar o balcão de maneira bem atrativa. Separe alguns pães artesanais, bolos mais coloridos e enfeitados e outros itens que chamam a atenção visualmente para captar o olhar das pessoas que passarem pela sua padaria.

Além disso, a dica anterior, sobre oferecer amostras de produtos, é uma ótima maneira de conquistar o cliente diretamente pelo paladar. Afinal, depois de provar e gostar, as chances de ele comprar aquele item serão muito maiores!

Por último, alguns estudos indicam que músicas mais lentas e não tão altas fazem os consumidores passarem mais tempo em um estabelecimento. Então, escolha bem a trilha sonora da sua padaria, dando preferência a músicas calmas e relaxantes.

Leia também!

Guia prático da gestão de estoque de alimentos e bebidas

 

Ideia #3 de ação de marketing para padarias
Valorize os clientes fiéis

Dicas para padarias

Valorizar a fidelidade dos clientes é uma ótima estratégia de marketing para padarias!

Estas são algumas das vantagens desse tipo de ação: 

Você recompensa a lealdade daqueles consumidores que sempre compram em seu estabelecimento. Assim, fortalece o relacionamento com esses clientes, aumentando as chances de eles recomendarem sua padaria para outras pessoas. E ainda, ao ver que seu negócio valoriza compradores frequentes, os novos clientes verão que vale a pena ser fiel ao seu estabelecimento.

Para reconhecer a fidelidade dos clientes você pode, por exemplo:

1) Criar um cartão de fidelidade

O funcionamento pode ser simples: a cada compra o cliente marca alguns pontos. Depois de atingir determinada pontuação, recebe um prêmio – que pode ser um brinde, um produto gratuito ou mesmo um desconto.

Além disso, você pode fazer esse cartão com, por exemplo, 10 espaços para carimbo. A cada compra o cliente recebe um carimbo e, no final, poderá ganhar um sanduíche ou um pedaço de bolo gratuito.

2) Criar um canal de comunicação exclusivo com clientes fiéis

Canais como e-mail e WhatsApp podem ser ótimos para conectar sua padaria aos clientes fiéis.

Neste sentido, que tal, por exemplo, usar o WhatsApp para contar para aquele cliente de todo dia que o pão que ele adora acabou de sair do forno? Além disso, você pode aproveitar para perguntar se ele gostaria que você reservasse alguns, é claro.

Ideia #4 de ação de marketing para padarias
Seja ativo nas redes sociais

Blog do Roldão – Dicas para padarias

Por falar em comunicação com os clientes, as redes sociais são canais fundamentais para isso. Afinal, é por meio de canais como Facebook e Instagram, por exemplo, que muitas pessoas se informam sobre os produtos e as marcas em que têm interesse. Então, use o poder dessas plataformas para se conectar com seu público e atrair mais clientes para o seu estabelecimento. 

Aqui vão algumas ideias de táticas que podem ajudá-lo a destacar sua padaria nas redes sociais:

1) Publique vídeos mostrando a produção dos pães. Além de dar mais credibilidade ao seu negócio – por conta da transparência sobre os métodos de produção –, essa é uma ótima estratégia para aguçar a fome dos clientes.

2) Poste fotos dos pães que acabaram de sair do forno. Além de mostrar a sua padaria em atividade, essa chamada pode incentivar os clientes a passarem em seu estabelecimento para garantir o pão quentinho.

3) Divulgue os produtos do seu portfólio. Use essas plataformas para mostrar tudo o que sua padaria tem a oferecer. Além de publicar fotos, fale sobre ingredientes utilizados, preço, informações para encomendas e qualquer outro diferencial – se é sem glúten ou se é feito por meio de fermentação natural, por exemplo.

Tudo o que você procura para abastecer sua padaria você encontra no Roldão!

Clique aqui, descubra onde fica nossa loja mais perto de você e programe uma visita.

Ideia #5 de ação de marketing para padarias
Envolva-se com a sua comunidade

Quer fortalecer a imagem da sua padaria na sua região? Portanto, é bem importante envolver-se mais em questões e atividades relacionadas à sua comunidade.

Para isso, você pode, por exemplo:

Patrocinar eventos locais, oferecendo alimentação em troca da divulgação da sua marca;
Apoiar ONGs e instituições que atuam no seu bairro ou na sua região – seja por meio da doação de produtos ou convertendo parte do lucro em doação para essas entidades;
Envolver-se nas atividades da Associação de Moradores e nos debates e ações para melhoria da sua região. 

Ao participar mais da vida da sua comunidade, você aumentará sua rede de contatos e fortalecerá o relacionamento com os moradores da sua região. Consequentemente, eles estarão mais propensos a escolher a sua padaria!

Ideia #6 de ação de marketing para padarias
Promova cursos

Promover cursos sobre temas relacionados à área de panificação é uma estratégia que vai ajudar a aumentar as vendas da sua padaria e fortalecer sua marca. Isso porque tais atividades reforçam a imagem do seu estabelecimento como especialista em seu mercado. Além disso, ajudam a divulgar os seus produtos!

Veja algumas ideias de eventos que você pode promover em sua padaria:

1) Curso de sanduíches. Ensine algumas formas de utilizar seus pães para criar sanduíches saborosos e fáceis;

2) Workshop de geleias. Ensine como fazer geleias caseiras e aproveite para divulgar os pães que mais combinam com tais doces;

3) Receitas para aproveitar os pães. Ensine alguns pratos fáceis de se fazer usando diferentes tipos de pães. Por exemplo: tartines, sanduíches, bruschetas, torta salgada de pão, pizza de pão, rabanada, pão de queijo recheado etc.;

4) Curso de café. Dê dicas sobre como fazer café utilizando diferentes métodos – filtro, máquina, prensa francesa etc. Essa é outra ótima oportunidade para promover seus pães como um acompanhamento para o cafezinho!

Ideia #7 de ação de marketing para padarias
Crie ofertas semanais fixas

Padarias – Dicas de marketing – Blog do Roldão

 – Já pensou em criar a “Segunda do pão francês”?
– Que tal estabelecer em sua padaria a “Quarta do pão de queijo”?
– Talvez você possa fazer o “Sábado do pão caseiro”...

O que estamos sugerindo é que você escolha um ou mais dias da semana e transforme-os no dia oficial de ofertas de determinados produtos. Isso vai ajudar a criar uma tradição de promoções específicas em seu estabelecimento.

Além de criar a expectativa nos consumidores, que aguardarão ansiosamente o dia das ofertas, isso vai ajudar a divulgar seu negócio. Por exemplo: um cliente pode contar aos amigos dele que na sua padaria toda terça há promoções de sanduíches.  

Uma estratégia interessante para essa ação é escolher dias em que o movimento do seu negócio geralmente é menor e usar essa tática para atrair mais clientes nessas ocasiões.

Então, gostou das nossas ideias de ações de marketing para padarias?

Esperamos que essas dicas o inspirem a criar estratégias parecidas em seu estabelecimento!

Se aplicar algumas dessas ideias, depois deixe um comentário contando como foi. Combinado?

Sucesso!

Imagens: Food photo created by freepik - www.freepik.comEnvato Elements

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comments on “Marketing para padarias: 7 ideias de ações práticas e baratas”

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram