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Marketing para delivery: como divulgar seu serviço de entrega em domicílio

Você oferece entrega em domicílio dos seus produtos? Então, precisa desenvolver ações de marketing para delivery! Ou seja, deve planejar a divulgação desse serviço para atrair e conquistar mais clientes.

Não sabe como fazer isso?

Este artigo vai ajudá-lo a descobrir. Siga a leitura e:

📝 Entenda o que você precisa informar e levar em conta na divulgação do seu serviço de entrega em domicílio;

📣 Conheça ações de marketing para delivery que irão destacar seu negócio na web e na sua região. 

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Questões importantes ao divulgar seu serviço de entrega em domicílio

1) Qualidade da imagem

Quando se trata de pedir comida pela internet ou por telefone, ter uma foto que mostre como é aquele prato “ao vivo” faz toda a diferença para o consumidor.

Mas não basta ser uma imagem qualquer! É importante que a foto seja de qualidade e também que represente verdadeiramente aquele produto.

Se for uma imagem ruim, o cliente vai achar que seus pratos não possuem uma boa aparência. Assim, muitas pessoas podem decidir não pedir do seu negócio, simplesmente por causa das fotos de baixa qualidade.

E se for uma imagem que não corresponda à realidade, o cliente vai se decepcionar quando receber o produto. Isso, por sua vez, impactará diretamente na satisfação dele, e pode fazer com que ele decida não pedir novamente aí.

2) Detalhes sobre o produto

Outra questão fundamental para a decisão dos clientes na hora de pedir delivery são as informações sobre as opções do menu. O consumidor não quer apenas saber, por exemplo, que é um bolo de chocolate. Ele quer detalhes específicos – como, por exemplo:

  • Qual é o recheio;
  • Se o bolo tem algo especial – se é sem glúten ou sem lactose, por exemplo;
  • Qual é o tipo de chocolate utilizado;
  • Qual é o sabor da cobertura;
  • E assim por diante.

 

Quanto mais você detalhar os ingredientes e o modo de preparo dos seus produtos, mais os consumidores ficarão interessados e confiantes para realizar o pedido do seu produto no delivery.

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3) Detalhes sobre os preços

Na hora de planejar seu marketing para delivery, garanta que todas as informações – especialmente as relacionadas ao preço – estejam corretas e atualizadas.

Imagine, por exemplo, que você informe um valor por e-mail ou nas redes sociais e, ao abrir o app de delivery, o cliente descobrir um preço diferente. Além de se frustrar e aumentar as chances de ele desistir da compra, pode ser que essa confusão de informações prejudique também sua credibilidade.

Não é o que você quer, é?

4) Canais e horários para pedidos

É fundamental que você informe detalhadamente em seus materiais de marketing para delivery quais são os canais pelos quais os consumidores podem fazer seus pedidos. Além disso, detalhe também o horário de funcionamento do seu negócio, para evitar que os clientes se decepcionem ao tentar realizar pedidos fora do horário de atendimento.

Por último, mas não menos importante, destaque possíveis horários de pico, que podem interferir no tempo de espera. Assim, seus clientes poderão se programar para fazer os pedidos levando isso em conta.

5) Informações sobre cuidados contra a COVID-19

Por fim, é importante lembrar que as pessoas estão mais atentas aos cuidados de higiene que os negócios de alimentação estão tomando nesse momento, por conta da pandemia da COVID-19.

Então, ao criar os materiais de divulgação do seu delivery, inclua informações sobre todas as ações e medidas que está aplicando para garantir o máximo de segurança possível à saúde dos funcionários e dos clientes.

Dica!

Confira nosso guia com orientações sobre os cuidados que estabelecimentos de food service devem ter em relação ao novo coronavírus: Orientações sobre o coronavírus (COVID-19) para bares, restaurantes e demais negócios de food service  

7 dicas de marketing para delivery

A seguir, listamos algumas ações de marketing para delivery que ajudarão a destacar seu negócio em sua região e na web. Confira:

1) Entre em contato com seus clientes fiéis

7 dicas de marketing para delivery

As primeiras pessoas que você precisa informar sobre seu serviço de entrega em domicílio são os seus clientes fiéis – aqueles consumidores que, antes da quarentena, compravam seus produtos frequentemente.

Estas são algumas maneiras de comunicar-se com clientes fiéis para informar sobre o seu serviço de delivery:

– Envie um e-mail com detalhes sobre como realizar pedidos;
– Mande uma mensagem via WhatsApp, Telegram ou por meio das redes sociais, caso tenha o contato dos seus clientes por lá;
– Telefone diretamente para seus clientes mais fiéis. 

Ao entrar em contato com eles – seja por qual canal for –, não se esqueça de perguntar se está tudo bem e de se colocar à disposição para ajudá-los no que puder. Esse contato direto vai fazê-los se sentirem especiais e vai mostrar que o seu negócio realmente se importa com eles.

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2) Divulgue seu serviço de delivery nas redes sociais

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Como as pessoas estão passando mais tempo em casa, o período que elas ficam conectadas nas redes sociais também aumentou. É por isso que ser ativo nessas plataformas é uma ação de marketing para delivery crucial durante a quarentena. 

Estas são algumas maneiras de divulgar seus serviços de entrega em domicílio nesses canais:

– Poste as informações sobre seus canais de delivery e horários de recebimento de pedidos;
– Publique imagens dos seus pratos e as informações para realização de pedidos;
– Divulgue vídeos mostrando seus produtos sendo preparados para a entrega. Além de aguçar o apetite dos clientes, essa ação serve para mostrar que seu negócio está tomando todos os cuidados necessários para evitar a propagação da COVID-19. 

3) Espalhe cartazes em sua região

Nesse período de isolamento social e diminuição do contato direto é melhor evitar a distribuição de flyers e folhetos feita pessoalmente. Contudo, cartazes podem ser uma forma efetiva de divulgação do seu serviço de delivery na região. 

Você pode expor cartazes com as informações sobre o seu serviço de entrega em domicílio em locais estratégicos no seu bairro – como, por exemplo, em pontos de ônibus, postes, murais comunitários etc.

4) Esteja presente em aplicativos de delivery

Marketing para delivery

Para muitos empreendedores de food service, é difícil atuar nos aplicativos de delivery, por conta das taxas cobradas. Contudo, a grande vantagem de atuar nessas plataformas é que elas funcionam como impulsionadoras do seu negócio. Estar nelas, por si só, já é uma ação de marketing. 

Pense o seguinte: quando os consumidores querem pedir comida em casa, eles já conhecem os aplicativos em que podem solicitar esse serviço. Portanto, recorrem a essas ferramentas para ter acesso a todas as opções de entrega de comida disponíveis na região em que moram.

Nesse processo, pode ser que muitas pessoas que nem conheciam o seu negócio passem a visualizar sua marca através dessa plataforma.

Além disso, há o fato de que seus clientes podem deixar avaliações sobre seus produtos nesses aplicativos. Esses reviews, por sua vez, farão sua marca se destacar e, assim, atrair ainda mais consumidores.

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5) Crie um programa de fidelidade

Outra ideia interessante para divulgar seu serviço de entrega em domicílio é criar um programa de fidelidade e utilizá-lo para garantir que seus próprios clientes ajudem a fazer o seu marketing.

Estas são algumas formas de desenvolver esse programa:

– Cada vez que o cliente comprar, ele ganha um cupom de desconto para presentear alguém. Quando esse desconto for utilizado, o cliente que presenteou o cupom ganha um brinde;
– Sempre que um cliente fizer um pedido, ele recebe X pontos. Quando atingir determinado número de pontos, ganha um lanche.

Esse tipo de ação vai chamar a atenção de muita gente. Além disso, há grandes chances de que os clientes que estão usufruindo dos pontos e dos brindes também divulguem essa oportunidade para os amigos deles.

6) Seja empático em suas mensagens de marketing para delivery

Dicas de marketing para delivery

Esse é um momento delicado para muitas pessoas. Então, ao enviar suas ofertas e publicar informações nas redes sociais, tome cuidado para não parecer insensível e preocupado somente com a questão comercial. 

Para isso, mostre que você entende o que seus clientes estão passando sempre que for se comunicar com eles.

Por exemplo:

“Sabemos que esse é um momento difícil, em que precisamos ficar isolados para garantir a segurança e a saúde de todos. Nós queremos ajudá-lo de alguma forma e, por isso, estamos oferecendo a opção de entrega em domicílio. Assim, você pode continuar saboreando seus pratos/lanches favoritos no conforto e na segurança do seu lar.”

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7) Faça do WhatsApp seu aliado

O WhatsApp é uma das principais ferramentas de comunicação no Brasil atualmente. Portanto, pode ser seu aliado no trabalho de marketing para delivery. 

Neste sentido, você pode, por exemplo, incluí-lo como canal de contato e também como opção de meio para a realização de pedidos. Afinal, a praticidade que ele oferece é o que muitos dos seus clientes buscam.

Além disso, também é possível desenvolver promoções especiais para os clientes que fazem seus pedidos direto para o WhatsApp, oferecendo um brinde, um desconto na entrega ou até mesmo pontos no seu programa de fidelidade.

Boas dicas de marketing para delivery, não é mesmo?

Agora, é com você!

Coloque essas (e outras) ideias em prática, divulgue melhor seu serviço de entrega em domicílio e tenha bons resultados.

Sucesso!

Imagem: rawpixel.com, Envato Elements

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