Hamburgueria vegana: saiba como atender os desejos de vegetarianos e veganos

Qual é a sua reação quando um cliente chega na sua hamburgueria e pergunta se há no seu cardápio opções veganas ou vegetarianas? 

a) Sente um calafrio e quase fala que é melhor ele ir procurar em outro lugar? 

b) Apresenta alegremente tudo o que incluiu no menu pensando justamente nessas pessoas?

Se respondeu “b”, parabéns! Você com certeza tem se beneficiado bastante desse cuidado. Porém, se respondeu “a”, não precisa se desesperar. O Roldão, seu parceirão de bons negócios, está aqui para ajudar. 🙂

Siga a leitura, entenda melhor a relevância dessas tendências de alimentação e estilo de vida e conheça algumas estratégias para alinhar sua hamburgueria a esse movimento e passar a oferecer hambúrguer vegano e vegetariano em seu estabelecimento.

Leia também!

Como preparar o hambúrguer perfeito em casa

Entendendo o veganismo e o vegetarianismo

Hamburgueria – Como atender desejos de vegetarianos e veganos

Até pouco tempo atrás, se alguém se declarasse vegano ou vegetariano, logo receberia olhares curiosos e julgadores. Muito, diga-se, por conta de um desconhecimento ou preconceito por parte desses “juízes” da sociedade.

Mas, definitivamente, essa não é a realidade atual. 

Cada vez mais consumidores se preocupam em ter um estilo de vida mais saudável e também pautado em questões éticas e nos valores que acreditam. Nesse sentido, muitas pessoas têm optado por eliminar produtos que tenham origem animal de sua alimentação.

A imagem abaixo dá uma ideia do tamanho desse mercado:

Crescimento vegetarianismo e veganismo no Brasil Imagem: ISTOÉ Dinheiro

Para os negócios de food service que atuam exclusivamente com produtos para “carnívoros” – como, aliás, é o caso de muitas hamburguerias –, isso representa um desafio e tanto. Porém, ao mesmo tempo, também uma oportunidade imensa! 

Saiba que é possível, sim, adaptar seu negócio para atender os desejos dos consumidores veganos e vegetarianos. Como? Já chegaremos lá!

Leia também!

Alimentação saudável: o que entra e o que não entra?

O que levar em conta na hora de incluir hambúrgueres
veganos e vegetarianos no cardápio da sua hamburgueria

O que levar em conta na hora de incluir hambúrgueres veganos e vegetarianos no cardápio da sua hamburgueria

Antes de mais nada, é importante entender que criar uma opção de hambúrguer vegano ou vegetariano é mais do que “apenas” tirar a carne da receita e substituir por outro ingrediente. Afinal, a carne é o ingrediente principal do hambúrguer, certo? Então, não se trata de uma simples substituição. 

Ou seja, essa troca de ingredientes precisa levar em conta questões como, por exemplo: sabor, nutrientes, textura e aparência. 

Além disso, é importante atentar-se para os outros ingredientes envolvidos nesse prato… Sim, o pão, os molhos e os acompanhamentos oferecidos em sua hamburgueria também precisam seguir as regras do veganismo e do vegetarianismo!

Vamos entender melhor tudo isso?

1) Substituições e seus valores nutritivos

Em termos nutritivos, os principais substitutos da carne são as leguminosas – como, por exemplo, grão-de-bico, ervilhas, lentilhas, soja e todos os tipos de feijão. O tofu e o tempeh, que são derivados da soja, também são muito utilizados como alternativa vegana e vegetariana.

Oleaginosas (como castanha, caju, amêndoas e outros tipos de nozes) possuem alto teor de ferro, cálcio e zinco e, portanto, contribuem para aumentar o valor nutricional do hambúrguer vegano ou vegetariano.

Para se ter uma ideia, uma peça de 100 gramas de coxão mole contém 2,60 gramas de ferro, enquanto a mesma quantidade de castanha de caju traz 6 gramas de ferro. 

Imagem: Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)

Saiba mais!

E-book: Tudo o que você precisa saber sobre alimentação vegetariana (SBV)

2) Cuidado com a aparência, a textura e o sabor

Na hora de escolher os ingredientes que irão substituir a carne em uma opção do menu da sua hamburgueria, além do valor nutritivo, também é fundamental se atentar ao sabor, à textura e à aparência desse prato.

Afinal, mesmo que seja uma opção vegana, os consumidores têm certas expectativas em relação a como um hambúrguer precisa ser. Assim, de nada adianta oferecer um hambúrguer livre de produtos de origem animal, se ele não tiver um sabor e uma aparência agradável, ou se a textura for muito mole e o sanduíche acabar se despedaçando. Concorda?

Aqui vão algumas dicas nesse sentido:

– Se estiver usando grãos amassados, balanceie a textura usando elementos mais estáveis, como nozes trituradas ou farinhas;
– Algumas receitas recomendam que se asse os grãos por alguns minutos – apenas o suficiente para retirar um pouco da umidade, o que resulta em um hambúrguer vegano mais estável;
– Para aproximar o sabor da sua receita ao de um hambúrguer tradicional, você pode usar alguns truques como, por exemplo: utilizar fumaça em pó ou líquida, páprica defumada ou sal defumado. 

Saiba mais!

E-book: Orientações para inclusão de opções veganas no food service (SBV)

 3) Lembre-se de que hambúrguer vegetariano é um prato, não um único ingrediente

Outra questão importante é entender que o hambúrguer em si é apenas um elemento desse prato. Para oferecer uma opção verdadeiramente vegana e vegetariana em sua hamburgueria, você deve ter pães, molhos e acompanhamentos também livres de qualquer produto de origem animal.

Aqui vão alguns alertas importantes quanto a isso:

– Verifique se o pão e os molhos prontos utilizados são realmente veganos ou vegetarianos. Para isso, fique atento às indicações na embalagem;
– Se o produto tiver “traços de leite e ovos”, significa que foi processado em recipientes que processam também alimentos de origem animal. Contudo, eles não apresentam esses ingredientes em sua composição e, portanto, podem ser utilizados no preparo de opções vegetarianas;
– Fungos e bactérias não são considerados sencientes. Por isso, cogumelos, leveduras e fermentos podem ser utilizados na produção de alimentos para veganos e vegetarianos;
– O glúten é uma proteína encontrada em grãos como trigo, cevada e centeio. Ou seja, sua origem é vegetal e, por isso, ele é adequado para veganos e vegetarianos.

Ingredientes que não podem fazer parte de receitas veganas

Além de carnes vermelhas e brancas, estes ingredientes não podem entrar na preparação dos pratos veganos do menu da sua hamburgueria:

🚫🥓 Derivados e partes de animais: bacon, mortadela, salsicha, presunto, banha, vísceras, peles, óleo de peixe, gelatina etc.

🚫🥛 Derivados do leite: queijo, requeijão, caseína, soro de leite, lactalbumina, lactoferrina, lactoglobulina, lactose, lactulose.

🚫🍯 Produtos oriundos de insetos: mel, corante carmim, ácido carmínico, cochonilha, própolis, geleia real etc.

🚫🍳 Ovos: albumina e ovos em geral, de diferentes animais.

 4 dicas para adaptar sua hamburgueria para atender consumidores veganos e vegetarianos 

4 dicas para adaptar sua hamburgueria para atender consumidores veganos e vegetarianos

1) Comunique claramente as opções veganas e vegetarianas do menu da sua hamburgueria

Ao indicar as opções veganas ou vegetarianas no cardápio e em outros materiais de comunicação da sua hamburgueria, utilize símbolos que sinalizem claramente que tais itens não possuem produtos de origem animal.

Para isso, você pode, por exemplo, utilizar o símbolo global do veganismo e do vegetarianismo (este ao lado direito) para sinalizar as opções veganas e vegetarianas do seu cardápio. Junto, acrescente uma legenda explicativa, em que se leia coisas como: “prato vegetariano”, “prato vegano” ou “prato que não utiliza ingredientes de origem animal”. 

Esse símbolo, claro, é apenas uma alternativa. Você pode inovar e criar seus próprios selos. 

2) Detalhe os ingredientes utilizados em cada hambúrguer vegano ou vegetariano que criar

Uma dica interessante para conquistar a confiança dos consumidores veganos e vegetarianos é listar todos os ingredientes utilizados nos pratos voltados a esse público.

Em hamburguerias, além de detalhar os ingredientes utilizados para fazer o hambúrguer em si, também é aconselhável esclarecer que os pães, molhos e acompanhamentos daquela opção do cardápio não utilizam ingredientes de origem animal.

Isso dará mais segurança e confiança para que veganos e vegetarianos consumam em seu estabelecimento. E ainda, também vai dar mais credibilidade para o seu negócio, por estar se posicionando de maneira transparente em relação aos ingredientes utilizados.

⚠️ Dica!
Esse detalhamento dos ingredientes também é importante para consumidores que possuem restrições alimentares e são alérgicos a alguns ingredientes de origem animal (como ovo e leite, por exemplo).

3) Vá além dos alimentos

Se você quiser destacar sua hamburgueria e realmente conquistar clientes veganos e vegetarianos, precisa ir além dos ingredientes utilizados. Lembra que detalhamos no infográfico no início do texto que veganismo é mais do que uma dieta, é um estilo de vida?

Veganismo é uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, no vestuário e em qualquer outra finalidade...”

Pois é, os veganos estão atentos a tudo o que consomem e evitam comprar produtos de origem animal em diferentes esferas.

Então, nossa dica é: ao oferecer hambúrgueres veganos, leve em conta todo o contexto em torno desse item do menu.

Ou seja, atente-se também a questões como, por exemplo:

– As embalagens utilizadas para servir o hambúrguer têm em sua composição itens de origem animal?;
– O hambúrguer foi preparado de maneira isolada, com utensílios exclusivos para o preparo de comidas veganas?;
– Sua hamburgueria oferece opções variadas de acompanhamento para clientes veganos e vegetarianos? Por exemplo: se oferecer drinks e sobremesas veganas, esse público vai se sentir muito mais acolhido em seu estabelecimento. 

Esses detalhes farão toda a diferença para consumidores veganos!

⚠️ Dica!
Outra ideia bacana é apoiar instituições e causas veganas, que lutam em defesa dos direitos dos animais. Com certeza isso vai fortalecer o relacionamento da sua marca com esse público!

Receitas de hambúrguer vegano e vegetariano que podem fazer parte do cardápio da sua hamburgueria

Receitas de hambúrguer vegano e vegetariano que podem fazer parte do cardápio da sua hamburgueria

Está interessado em aproveitar o crescimento dessa tendência para destacar sua hamburgueria? Muito bem! Agora, é a hora de definir como será o seu hambúrguer vegano ou vegetariano!

Uma alternativa é contar com a ajuda de um profissional de nutrição ou de gastronomia para criar sua própria receita. Outra opção é se inspirar nas diversas receitas disponíveis na web para criar a sua própria combinação.

Para ajudá-lo nesse sentido, abaixo apresentamos alguns sites que trazem receitas variadas de hambúrgueres veganos e vegetarianos, que utilizam diferentes vegetais, grãos, nozes e hortaliças.

Confira:

Agora, é com você!

Os primeiros passos para você adaptar o menu da sua hamburgueria para atender veganos e vegetarianos foram apresentados. Cabe a você seguir o caminho.

Sucesso!

Leia também!

Food service: as principais tendências do setor em 2020

 

Imagens: Envato Elements

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram