Guia para armazenar alimentos na geladeira corretamente

Quem é responsável pelas compras de casa costuma saber quais alimentos devem ser comprados, em quais quantidades e de quanto em quanto tempo é preciso reabastecer o estoque. Além disso, normalmente essas pessoas estão atentas a preços e promoções. Porém, nem todo mundo sabe qual é a maneira ideal de armazenar alimentos na geladeira. Mas, acredite, isso é muito importante. Afinal, ao armazenar alimentos corretamente, você os mantém frescos e em bom estado, evitando que estraguem ou percam qualidade.

Sabendo disso, a seguir, revelamos em que parte da geladeira cada tipo de alimento deve ser colocado e identificamos erros comuns, mas que você precisa evitar. 

Vamos lá?!

Saiba mais!

Não existe lugar melhor que o Roldão para você fazer suas compras. Clique aqui, saiba onde fica a loja mais perto de você e programe sua visita.

Primeiro passo: limpeza

Como armazenar alimentos na geladeira

Antes de falarmos sobre como você deve armazenar alimentos na geladeira, precisamos destacar que a limpeza é uma etapa essencial desse processo. 

E não só limpeza da geladeira em si, mas também dos itens que serão colocados nela. Afinal, embalagem pingando, por exemplo, pode ser fonte de aromas indesejados e também de contaminação entre alimentos. Não é o que você quer, é?

Além disso, vale a pena aproveitar o momento da limpeza da geladeira para ver se não há nada vencido ou estragado e, se for o caso, fazer o descarte correto.

É claro que você não precisa limpar sua geladeira todos os dias. No entanto, também não pense que essa é uma tarefa para fazer uma vez por ano! Se você fizer uma boa limpeza por mês, pode só cuidar da manutenção sempre que for acrescentar novos itens. Que tal?

Geladeira limpinha? Agora você já pode organizar os alimentos! 

Aonde vai o quê?

Como armazenar alimentos na porta da geladeira

A porta é a parte mais quente da geladeira. Culpa, é claro, do clássico “abre e fecha”. Portanto, este é o local apropriado para itens como sucos processados, temperos que não sofrem com a oscilação da temperatura e molhos como ketchup e mostarda. Por outro lado, não é o melhor lugar para deixar ovos e leite! 

Pois é, a gente sabe que esse é um erro que muita gente comete na hora de armazenar alimentos. No entanto, você precisa evitá-lo. Afinal, esses dois itens precisam ser mantidos em locais mais frios – caso, por exemplo, da prateleira superior.

Aliás, por falar em ovos, também vale destacar que eles devem ficar em sua embalagem original, ok? Não é preciso colocá-los nos recipientes de plástico que normalmente vêm nas geladeiras.

Como armazenar alimentos nas prateleiras e gavetas da geladeira

Dicas para armazenar alimentos na geladeira

Além dos ovos e do leite, as prateleiras superiores são ótimas para os demais laticínios (como iogurte, requeijão e queijos) e também para bebidas e alimentos prontos para o consumo. Já nas prateleiras inferiores, o ideal é deixar sobras de comida, bolos, doces, tortas e afins.

As gavetas inferiores foram projetadas para reter a umidade. Portanto, são ideais para armazenar alimentos como legumes, frutas e vegetais. 

Gavetas no topo (logo abaixo do freezer) são perfeitas para carnes. Porém, caso sua geladeira só tenha gavetas na parte inferior, use uma para verduras e legumes e outra para carne. As duas gavetas ficam uma sobre a outra? Então, as carnes devem ficar na de baixo. Assim, você evita que possível contaminação das frutas e verduras no caso do suco da carne escorrer.

E o freezer?

A maioria das pessoas sabe quais os alimentos devem ser guardados no freezer. No entanto, poucos se preocupam em verificar se o recipiente em que o alimento está é capaz de resistir a temperaturas baixas. Esse é um erro e tanto. Afinal, muitas embalagens não próprias para o freezer acabam estourando ou quebrando, gerando um estrago e tanto. Portanto, atenção a esse “detalhe” daqui em diante.

Boas dicas, não é mesmo? Agora, é com você!

Armazenar alimentos corretamente é bom não apenas para a sua saúde, mas também para o seu bolso. Afinal, com esses simples cuidados você diminui a chance de desperdícios e, consequentemente, a necessidade de fazer mais compras. Ou seja, não há motivos para não colocar em prática essas orientações.  

Ao trabalho!

Leia também!

Edu Guedes ensina duas receitas práticas para você surpreender os amigos

Imagens: Envato Elements

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram