Dicas de marketing para MEI e profissionais autônomos: 5 ações baratas para impulsionar seu negócio

Engana-se quem pensa que apenas empresas grandes podem desenvolver estratégias de marketing. Profissionais autônomos e microempreendedores individuais também podem – e devem – colocar em prática ações para fortalecer a marca de seus negócios. Afinal, mesmo com um orçamento limitado, é possível criar estratégias para atrair e conquistar mais clientes e melhorar seus resultados de vendas. As dicas de marketing que apresentamos a seguir são prova disso!

Siga a leitura, conheça ações e táticas de marketing para MEI e profissionais autônomos que são fáceis e baratas de serem aplicadas, inspire-se e comece a usá-las a seu favor hoje mesmo.

Dicas de marketing para MEI e profissionais autônomos:

#1 Incentive o marketing boca a boca

Dicas de marketing

Uma das maneiras mais efetivas de divulgar seu negócio sem ter que investir em anúncios e outras ações de marketing mais tradicionais é incentivando o seu próprio cliente a fazer isso. Essa divulgação espontânea (e gratuita) feita pelos consumidores é chamada de “marketing boca a boca”.

Marketing boca a boca acontece quando alguém:

– Recomenda uma empresa, um serviço ou produto para amigos e familiares;
– Deixa um comentário em redes sociais ou em sites de avaliação recomendando e/ou falando bem de determinada empresa, serviço ou produto;
– Cria conteúdo online (como, por exemplo, um vídeo ou um post em blog) compartilhando a experiência com determinada empresa, produto ou serviço. 

Essa, aliás, é uma estratégia muito efetiva. Afinal, as pessoas estão mais abertas a confiar nas recomendações de conhecidos ou outros consumidores.

E a boa notícia é que você pode incentivar o marketing boca a boca entre os seus clientes!

O caminho para isso passa por:

  • Oferecer um atendimento excelente. Essa é a questão central para que o marketing boca a boca aconteça. Somente clientes bem atendidos estarão dispostos a recomendar o seu negócio;
  • Recompensar os clientes que divulgarem e/ou recomendarem seu negócio. Essa recompensa deve ser em forma de incentivo de compra – como, por exemplo: desconto para a próxima compra para quem publicar uma foto do seu lanche nas redes sociais;
  • Pedir para seus clientes deixarem um depoimento sobre o seu negócio. Muitas vezes, tudo o que você precisa fazer é pedir recomendações. Sabe aqueles clientes que são fiéis e sempre compram de você? Pergunte se eles poderiam avaliar seus produtos ou serviços em suas redes sociais ou em algum outro site de avaliação em que você esteja presente. Você vai se surpreender com o volume de clientes dispostos a falar sobre a experiência comprando de você. 

Dicas de marketing para MEI e profissionais autônomos:
#2 Tenha uma presença online

Esta dica vai ajudá-lo a aumentar as chances de o marketing boca a boca acontecer. Isso porque hoje em dia a divulgação espontânea dos clientes acontece basicamente na internet. Então, ter uma presença online é crucial para que os consumidores possam recomendar seus produtos e serviços e também para que outras pessoas encontrem seu negócio por meio dessas indicações. 

Aqui vão algumas táticas práticas e baratas que vão ajudá-lo nesse sentido:

  • Tenha perfis nas principais redes sociais. Estar presente no Facebook e no Instagram, por exemplo, vai ajudar possíveis novos clientes a encontrarem o seu negócio. Além de facilitar a divulgação das suas ofertas nesses canais, o perfil da sua empresa nessas redes pode servir como local onde os clientes deixarão depoimentos sobre o atendimento e os produtos;
  • Crie um perfil nas páginas de check-in e avaliação. Sites como TripAdvisor, Foursquare e Yelp são o guia de muitos consumidores na hora de decidir se irão comprar ou não de determinada empresa. Se o seu negócio tiver presença nessas plataformas, com as avaliações feitas pelos seus clientes a chance de ser encontrado e escolhido pelos consumidores aumentará;
  • Tenha um perfil no Google Meu Negócio. Essa é uma tática que vai fazer com que quando as pessoas busquem por negócios do seu segmento em sua região elas encontrem a sua empresa. Além disso, também serve como canal para os clientes avaliarem seus produtos e seu atendimento. Clique aqui e saiba como se inscrever gratuitamente nessa plataforma. 

Dicas de marketing para MEI e profissionais autônomos:
#3 Cuide do seu marketing pessoal

A imagem de uma empresa começa com a imagem de quem está por trás dela. Quando se trata de MEI ou profissionais autônomos, isso é ainda mais real e importante. 

Pense bem: se a sua empresa é formada basicamente por você mesmo, a sua imagem se reflete diretamente na credibilidade do seu negócio, certo? E é por isso que o marketing pessoal é tão importante!

Essa é uma estratégia que utiliza táticas do marketing tradicional para divulgar um indivíduo (em vez de um produto ou serviço). Sendo assim, o marketing pessoal vai ajudá-lo a fortalecer sua imagem como profissional e/ou empresário capacitado em sua área.

Para fortalecer sua marca pessoal e, assim, aumentar a credibilidade da sua empresa, você deve, por exemplo:

  • Cuidar da sua aparência. Na prática, significa vestir roupas limpas e adequadas, manter o cabelo arrumado e as unhas cortadas, e assim por diante. Em serviços de alimentação, o cuidado com a aparência é ainda mais crucial, pois ajuda a passar a imagem de limpeza e qualidade dos alimentos. Do contrário, o cliente pode pensar: “Se ele não cuida nem do seu próprio asseio, será que se preocupa com a higiene da comida que está servindo?”;
  • Sorrir sempre. Nada é mais desagradável do que ser servido e/ou atendido por pessoas mal-humoradas e carrancudas. Essa atitude negativa passa a imagem de que você não gosta do que está fazendo – como resultado, os clientes duvidarão da qualidade dos seus produtos. É por isso que sorrir sempre é uma ótima estratégia de marketing: mostra que você está feliz em servir e que realmente gosta do seu trabalho e acredita na qualidade dele;
  • Fazer cursos de capacitação. Além de cuidar da sua aparência e das suas atitudes, para passar uma imagem confiável aos seus clientes também é importante buscar formas concretas de provar sua capacitação. Uma maneira de fazer isso é por meio de certificados, selos e diplomas que mostrem que você tem conhecimento especializado. Os clientes comprarão com mais tranquilidade de sua empresa se souberem que você é um expert na área!

Dicas de marketing para MEI e profissionais autônomos:
#4 Crie um programa de fidelidade

Marketing para MEI e autônomos

Ter um programa de fidelidade é outra ideia interessante de marketing para MEI e profissionais autônomos. 

Essa estratégia pode ser utilizada para recompensar a lealdade dos clientes frequentes e também para incentivar as pessoas a serem fiéis ao seu negócio.

Conheça algumas maneiras de colocar essa ação em prática:

  • Dê descontos ou brindes para compradores frequentes. Crie um esquema em que os clientes recebem um prêmio pela fidelidade deles. Por exemplo:

– “Já comeu 10 cachorros-quentes aqui? O próximo é por nossa conta!”;
– “A cada compra você recebe 10 pontos. Ao completar 100 pontos, ganha uma marmita”;
– “Depois de cinco compras, você recebe um cupom de x% de desconto para usar na próxima.” 

  • Dê um brinde para os compradores mais frequentes. Avalie quem são os clientes que mais compraram com você durante o mês e ofereça um brinde com a sua marca. Pode ser um chaveiro, uma caneca, um boné etc. Você também pode dar um prêmio maior para os clientes que mais comprarem ao longo do ano.

Leia também!

Como aproveitar as datas comemorativas para atrair clientes

Dicas de marketing para MEI e profissionais autônomos:
#5 Comunique-se via WhatsApp

WhatsApp – marketing para MEI

Um levantamento do IBGE apontou que 91% dos internautas brasileiros usam o WhatsApp, e 80% dos usuários checam o aplicativo a cada hora. Ou seja, esse é um canal muito importante para você se comunicar com seus clientes. 

Você pode utilizar a plataforma para, por exemplo:

– Enviar promoções e ofertas;
– Informar os clientes sobre novidades no cardápio;
– Disponibilizar a realização de pedido antecipado;
– Tirar dúvidas;
– Enviar informações sobre seus produtos;
– E assim por diante. 

Clique aqui e saiba como fazer uma conta empresarial no aplicativo.

Recapitulando

Estas são nossas dicas de marketing para MEI e profissionais autônomos divulgarem seu negócio de maneira prática e barata:

  1. Crie ações para incentivar seus clientes a recomendarem seu negócio, promovendo o marketing boca a boca – que é gratuito e muito efetivo;
  2. Esteja presente nas principais redes sociais e sites de avaliação para ser encontrado pelos consumidores;
  3. Cuide da sua própria imagem pessoal e também da imagem dos seus funcionários para passar mais credibilidade;
  4. Crie um esquema para recompensar a lealdade dos seus compradores mais frequentes;
  5. Disponibilize contato via WhatsApp para que seus clientes possam tirar dúvidas, fazer pedidos e manterem-se informados sobre as novidades do seu negócio. 

Agora, é com você!

Inspire-se nessas ideias para divulgar seu negócio de maneira prática e barata. Dessa forma, você vai fortalecer o relacionamento com seus clientes, atrair mais consumidores e, assim, melhorar seus resultados de vendas.

Sucesso!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram