Confeitaria: 20 equipamentos, utensílios e acessórios que você precisa ter em seu negócio

A confeitaria pode ser percebida como uma mistura de arte e ciência. 

🧑‍🎨  Por um lado, o confeiteiro precisa ser curioso, criativo e ter talento artístico para criar doces que sejam “um banquete para os olhos”.

👩‍🔬 Por outro, também é fundamental ter precisão em relação aos ingredientes, medidas e técnicas, e seguir as regras de química e física que regem o desenvolvimento de doces e bolos.

Contudo, para conseguir unir essas duas esferas e fazer doces perfeitos em termos de aparência, gosto e textura, é importante utilizar as ferramentas adequadas.

Pensando em ajudá-lo a tornar sua operação confeiteira mais profissional e eficiente, apresentamos a seguir uma lista de utensílios para confeitaria que você precisa ter em seu negócio. Confira e entenda a importância de cada um desses itens.

Equipamentos e acessórios para confeitaria:
18 itens fundamentais

Equipamentos e acessórios para confeitaria

A qualidade visual e de sabor dos seus produtos de confeitaria é diretamente afetada não só pelos ingredientes, mas também pelos materiais e utensílios que você utiliza durante a fabricação dos doces.

Por exemplo:

– Um bico de confeiteiro adequado oferece aquele visual impecável à cobertura dos bolos;
– Só usando um termômetro você conseguirá chegar à temperatura ideal para obter a melhor textura do seu chocolate temperado;
– Ao usar acetato, seu naked cake vai ter um acabamento final muito mais profissional;
– Além disso, o forno e as formas podem interferir diretamente no sabor e na textura dos seus doces. 

Ou seja, usar equipamentos e utensílios para confeitaria que sejam adequados a cada tipo de técnica e receita fará toda a diferença na qualidade dos seus produtos. Consequentemente, isso vai interferir também na experiência do seu cliente e na percepção que ele tem do seu negócio!

A seguir, confira a lista de itens de confeitaria que são fundamentais para o sucesso das empresas que atuam neste setor, separados em três categorias: equipamentos, utensílios e acessórios.

Leia também!

Guia de recheios de bolos, trufas, tortas e outros doces – 8 bases, 31 receitas e 7 ideias para variar os sabores

Equipamentos para confeitaria profissional 

Batedeira

Equipamentos para confeitaria profissional – Batedeira

Esse é um equipamento central em diversas receitas de confeitaria. No entanto, não é qualquer batedeira que faz o trabalho ideal. O modelo mais recomendado para confeitaria é a batedeira tipo planetária, que possui multifunções importantes para a produção de doces. 

Na hora de escolher a melhor batedeira, fique atento aos seguintes diferenciais:

– Um batedor específico para claras;
– Estabilidade, silêncio, batedor de silicone, função de girar e parar para adição de ingredientes;
– Bowl isolante, com duas alças de silicone e com protetor;
– Cronômetro fácil de manusear;
– Compartimento para guardar o fio do aparelho;
– Ventosas na parte de baixo, mais aderentes à superfície. 

Forno

O forno pode influenciar diretamente tanto na qualidade dos seus produtos quanto no crescimento do seu negócio. Afinal, se sua demanda cresce, mas seu forno não dá conta de trabalhar com uma maior quantidade de produtos, isso se torna um problema e tanto, concorda?

Para ter uma maior capacidade de produção, dê preferência a fornos profissionais de convecção ou de lastro.

Além disso, ao comprar um forno para sua confeitaria, fique atento à questão da distribuição de calor. Se o equipamento tem problemas nesse sentido, seus produtos podem acabar com um lado mais assado que o outro ou ainda com a textura prejudicada por conta da distribuição desigual da temperatura.

Ultracongelador

Equipamentos para confeitaria profissional – UltracongeladorO ultracongelador trabalha a uma temperatura de -35°C. Além disso, remove o calor do alimento rapidamente – diferente do que acontece em freezeres comuns. Esse resfriamento rápido evita a formação de grandes cristais de gelo dentro dos produtos, mantendo sua integridade e promovendo a segurança alimentar.

Na confeitaria, o ultracongelador pode ser utilizado para conservar ingredientes pré-preparados para uso posterior. Além disso, massas cruas e assadas de bolos, cremes, coberturas e recheios podem ser congelados nele e depois estocados.

Uma ideia interessante é congelar as matérias-prima em porções pré-prontas individuais para serem finalizadas perto da entrega. É possível, por exemplo, congelar várias bases de bolos ou tortas já assadas. Assim, quando tiver um pedido, você só precisará descongelar e decorar.

Refrigeradores

Equipamentos para confeitaria profissional – Refrigerador

Atingir a temperatura ideal dos componentes de um doce pode fazer toda a diferença no seu resultado final, certo? É por isso que o refrigerador de alta performance também é um equipamento fundamental na confeitaria.

Nesse sentido, vale a pena investir na aquisição de câmaras frias (ou câmaras frigoríficas), com bom isolamento e controle preciso de temperatura. Esses equipamentos são projetados para otimizar o armazenamento refrigerado conforme propriedades específicas de cada produto – aumentando seu tempo de vida e a segurança alimentar.

Tome nota!

Existem dois tipos de equipamentos para esse fim:

– A câmara fria de resfriados, que mantém seus produtos de 0°C a + 18°C;
– E a câmara fria de congelados, que mantém a temperatura interna em níveis inferiores a 0°C.
 

Bancada em aço inox

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC nº 216/2004, Anexo 4.1.15), os equipamentos, móveis e utensílios que entram em contato com alimentos devem ser feitos de materiais que não transmitam substâncias tóxicas, odores, nem sabores aos mesmos. E ainda, a Anvisa também indica que eles devem ser resistentes à corrosão e a repetidas operações de limpeza e desinfecção. 

É por isso que a mesa de aço inoxidável é uma das melhores opções para operações culinárias – incluindo a de confeitaria.

Estas são algumas das vantagens da bancada de aço inox:

– Alta resistência à corrosão – e não oxida;
– Resistente a temperaturas extremas;
– Fácil limpeza e desinfecção;
– Menos propensa a fissuras;
– Superfície lisa, que impede a penetração de microorganismos.

Utensílios para confeitaria

Formas

O modelo, o material e o tamanho da forma influenciam diretamente a qualidade dos seus bolos e tortas. É fundamental utilizar as formas adequadas, que distribuam o calor de maneira uniforme e também que não possuam substâncias que resultem em um aquecimento muito rápido.

Thelma Tomb, criadora do site Escola de Bolo, tem algumas dicas importantes nesse sentido:

– As formas de alumínio são as mais adequadas, pois têm um acabamento opaco, não refletivo, mantendo e distribuindo o calor de modo ideal;
– Formas de inox refletem o calor ao invés de absorvê-lo. Portanto, não devem ser usadas para bolos;
– Formas escuras também não devem ser utilizadas, pois esquentam muito rápido e, assim, podem queimar as laterais do bolo antes de assar o centro;
– Caso queira utilizar formas antiaderentes, escolha as de cores claras;
– As formas de silicone não possuem nenhuma dessas características e com certeza vão gerar grandes problemas e frustrações. Ou seja, fique longe delas!;
– Formas lisas, em alumínio (escolha formas grossas e opacas), não precisam ser untadas. Apenas forre o fundo com papel manteiga. 

Quanto ao tamanho das formas para confeitaria, a especialista recomenda o seguinte:

  1. Forma redonda de 25cm, com 7cm de altura. É ideal para bolos que levam manteiga. Coloque massa até aproximadamente 5cm da altura da borda.
  2. Forma redonda de 20cm, com 7cm de altura. Possui as mesmas características da forma número um. Quando estiver fazendo uma receita maior, utilize duas formas deste tamanho.
  3. Forma redonda de 20cm, com 5cm de altura. Recomendada para pão de ló de quatro ovos. Coloque massa até aproximadamente 4cm da altura da borda.
  4. Forma redonda de 30cm, com altura de 7cm. Ideal para massas com manteiga. Se a forma tiver 5cm de altura, é indicada para pão de ló com seis ou sete ovos.
  5. Forma de bolo inglês/forma de pão de 25cm x 10cm, com 7cm de altura. Ideal para massas com manteiga. Coloque massa até aproximadamente 5cm da altura da borda.
  6. Forma redonda de 15cm, com 8cm de altura. Usada para massas com manteiga e frutas, mais pesadas, como o bolo de Natal. Coloque massa até aproximadamente 6cm da altura da borda.
  7. Forma com furo no meio. Indicada para massas com manteiga. Utilize como as de bolo inglês, porém, lembre-se que o tempo de forno será menor, pois o furo fará o meio assar mais rápido.

Leia também!

Manteiga ou margarina: qual é melhor para a saúde e para as suas receitas? 

Balança e medidores

Utensílios para confeitaria – Balança e medidores

A precisão de tamanhos e pesos das matérias-primas utilizadas é crucial para a produção de bolos e doces perfeitos. É por isso que toda operação de confeitaria precisa ter balanças profissionais para a medição do peso de cada ingrediente.

Além disso, os medidores também são importantes nesse sentido, para que seja separada a quantidade exata (em xícaras, colheres ou ml) de cada item da receita.

Bailarina 

Utensílios para confeitaria – Bailarina

Esse instrumento traz mais precisão, controle e qualidade às atividades de decoração na confeitaria. A bailarina é um suporte giratório utilizado para facilitar a colocação de recheios e coberturas em bolos. 

Na hora de escolher uma bailarina, verifique se ela gira com facilidade e também observe o peso que ela suporta.

Dica!

Se escolher uma bailarina de ferro fundido, nunca lave com água e sabão, pois isso pode acabar prejudicando o rolamento. O ideal é apenas usar um pano úmido.

Salva bolo

Utensílios para confeitaria – Salva bolos

Você já cortou uma camada mais fina de bolo para rechear e, na hora de retirar, acabou quebrando a massa? Pois é, o salva bolo é ideal para evitar esse tipo de situação. Esse utensílio de confeitaria é utilizado para transportar as camadas do bolo, garantindo que elas permaneçam intactas. 

Leve em conta o tamanho dos bolos produzidos no seu negócio na hora de escolher seus salva bolos. Se sua confeitaria trabalha com diferentes tamanhos, é interessante ter salva bolos específicos para cada diâmetro.

Termômetro

Utensílios para confeitaria – Termômetro

  • Determinar a temperatura interna dos alimentos; 
  • Verificar se o chocolate atingiu a temperatura ideal durante a temperagem; 
  • Garantir que o caldo de açúcar esteja no ponto de bala. 

Esses são apenas alguns dos usos dos termômetros culinários na confeitaria. 

Não importa quão experiente um profissional de confeitaria seja, é sempre bom ter um termômetro para assegurar a precisão das suas operações, aumentando a segurança e a qualidade dos seus doces.

Bicos de confeiteiro

Utensílios para confeitaria – Bico de confeiteiro

Lembra que falamos no início do texto que a confeitaria é uma mistura de ciência e arte?

Quando se trata da parte artística, os bicos de confeiteiro são uma das principais ferramentas de trabalho! 

Existem diversos tipos e tamanhos de bicos, que vão resultar em resultados diferenciados. Detalhamos 10 tipos de bicos para confeitar no infográfico abaixo:

10 tipos de bicos para confeitar

Outros acessórios para confeitaria que não podem faltar no seu negócio

  • Grades de resfriamento – permitem que o ar circule enquanto o doce esfria, evitando que o vapor interfira na textura da massa;
  • Bowls – para misturar ingredientes em diferentes fases da receita;
  • Fouet – para bater massas e ingredientes que demandam a imersão de ar;
  • Colheres de silicone – ideais para misturar e transportar massas e ingredientes evitando desperdício;
  • Folhas de acetato – utilizadas na finalização de doces, especialmente os mais altos, evitando que o recheio escape, promovendo um acabamento impecável;
  • Alisador de pasta – se você trabalha com pasta americana, esse acessório também é fundamental para garantir um acabamento perfeito;
  • Espátulas e raspadores – servem tanto para alisar a cobertura como para criar texturas e acabamentos diferenciados;
  • Pedra de mármore – esse é um acessório importante se você trabalha com produtos de chocolate, já que é fundamental para a aplicação da técnica de temperagem na pedra;
  • Papel manteiga – é um detalhe que faz toda a diferença no acabamento do bolo. Afinal, protegendo as formas com papel manteiga ao assar, você terá bases de bolos mais uniformes e lisas. Além de facilitar a decoração, isso evita que materiais e ingredientes sejam perdidos porque a massa grudou no fundo.

Tudo em dia na sua confeitaria?

E aí, você tem todos esses equipamentos, utensílios e acessórios para confeitaria em seu negócio? Se não, quais já está se programando para adquirir? 

Se sentiu falta de algum item de confeitaria nessa lista, deixe um comentário. Em nosso próximo artigo sobre o tema, usaremos suas sugestões para ampliar o debate.

Sucesso!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

30 comments on “Confeitaria: 20 equipamentos, utensílios e acessórios que você precisa ter em seu negócio”

  1. Parabéns e muito obrigado pela grandiosa sugestão de intes indispensáveis para termos muito mais qualidade na hora que por a mão na massa e fazer bolos.

  2. Nossa que legal Gostei e aprendi muita que não sabia ao certo.
    Fico agradecida pela grande informação pra uma boleira ou confeiteira saber o que precisar para seu trabalho.
    Abraços Sônia Veloso.

  3. Muito bom gostei das dicas amo trabalhar na confeitaria minha vida já trabalhei na família roldao só tenho a agradecer essa imprensa gratidão

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram