Como utilizar o WhatsApp Business para vender mais

A troca de mensagens é um recurso usado no mundo inteiro e vem sendo a cada dia mais eficiente pela agilidade e pela praticidade. Por esses e outros motivos que, para Empresas/Business, realizar vendas por meio do WhatsApp é uma estratégia de marketing eficiente.

O que é o WhatsApp Business?

É um aplicativo criada para auxiliar a comunicação entre a empresa e seus clientes. Ele possibilita usar ferramentas que classificam, automatizam e respondem mensagens rapidamente. E, de quebra, ainda permite criar uma conta com número fixo. Mas o WhatsApp Business é pago? Não, é totalmente gratuito.

Separamos algumas dicas que vão ajudar a aumentar as vendas da sua empresa por meio do WhatsApp Business.

Crie um relacionamento saudável e respeitoso com o cliente

O primeiro passo é o mais importante: antes de qualquer coisa, fique mais próximo e construa um bom relacionamento, até porque o cliente usa esse meio de comunicação para conversar com pessoas mais próximas. Então não seja tão agressivo. Se ultrapassar a barreira, pode ser considerado invasivo, o que gera incômodo que resulta em acabar perdendo o contato ou até mesmo ser bloqueado por ele.

Divulgue o número do WhatsApp da empresa

Em qualquer meio de comunicação em que você for realizar a divulgação da sua marca, é muito importante que o número do WhatsApp da empresa seja destacado. Espalhar esse novo recurso da sua empresa para os clientes é mais uma forma fácil e prática de entrarem em contato por meio desse canal.

Acompanhe as estatísticas das ações

O WhatsApp para Empresas/Business possibilita que você verifique o relatório de mensagens, que traz as estatísticas sobre o número de mensagens enviadas e entregues, e as que já foram lidas pelos clientes. Confira a seguir como acessar o seu relatório.

Clique no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e vá em “Configurações”.
Selecione “Configurações da empresa” e depois “Estatísticas”.
Verifique quantas mensagens a conta enviou, quantas foram entregues, quantas foram lidas e quantas foram recebidas de contatos ou clientes.

Use o link direto para o seu WhatsApp

Utilize o link que direciona o cliente direto para o seu WhatsApp nas redes sociais da empresa, no site e até no e-mail, facilitando o contato do cliente com a sua empresa. Siga o passo a passo abaixo.

- Apague os números 0 após o 55, coloque o seu número com o DDD da sua cidade e copie o link: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000

- Para cidades que não usam o nono dígito, utilize o link abaixo: - - - https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000

- Realizando esse passo a passo, o seu cliente entra em contato direto com você por meio do WhatsApp.

Faça um bom atendimento

O bom atendimento é indispensável. Com certeza os clientes, além de comprarem pelo WhatsApp, vão utilizar esse recurso para tirar dúvidas. Esteja preparado para esse tipo de atendimento e tente resolver todas as questões levantadas pelo cliente.

Use o recurso de atribuição de tags aos clientes

Com esse recurso, você consegue ter uma organização dos contatos, saber em que situação aquele atendimento se encontra e separar, por ordem de interesse de atuação, dúvidas e outras categorias. Esse recurso pode ajudá-lo muito no lançamento de produtos ou promoções.

Sempre agradeça ao cliente

No final de cada atendimento, agradeça ao seu cliente. Envie uma mensagem dando os parabéns em seu níver ou em alguma data comemorativa, como o Natal e o Ano Novo. Ter esse cuidado com os clientes faz toda a diferença.

Baixe o WhatsApp para empresas

Baixe já o aplicativo e comece a alavancar as suas vendas seguindo as nossas dicas!

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.whatsapp.w4b
IOS: https://apps.apple.com/br/app/whatsapp-business/id1386412985

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