NEWSLETTER

Como preparar o hambúrguer perfeito em casa

Se você chegou até aqui, provavelmente está sempre em busca do hambúrguer perfeito, certo? 

E, bem, você não está sozinho nessa. 

De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Gastronomia, o consumo de hambúrguer no Brasil cresceu 575% entre 1994 e 2004. Além disso, o número de franquias de hamburguerias registrou um crescimento de 30% entre 2014 e 2017!

Ou seja, é inegável que encontrar o hambúrguer perfeito para o seu paladar está cada dia mais fácil. O problema, porém, acontece na hora de preparar o seu próprio hambúrguer… 

Mas o Roldão Atacadista, seu parceirão de bons negócios, pode ajudá-lo a encarar esse desafio!

A seguir, apresentamos 6 dicas para você fazer um hambúrguer perfeito – como os que você encontra nas lanchonetes! – dentro da sua própria casa. 

Vamos lá?

6 dicas para preparar o hambúrguer perfeito em casa

Dicas para preparar um hambúrguer perfeito

Dica #1 para preparar o hambúrguer perfeito em casa:
Escolha a carne com atenção

O primeiro – e talvez mais importante – passo para preparar o hambúrguer perfeito em casa é saber escolher a carne que você irá utilizar. Neste sentido, a melhor dica que podemos dar é esta: sempre que puder, opte por comprar carne moída fresca

Além disso, no que diz respeito ao corte de carne em si, picanha, filé mignon, fraldinha e acém são boas opções para quem deseja fazer um hambúrguer “puro” – ou seja, que não mistura diferentes cortes. Você pode levar em conta seu orçamento na hora de decidir qual utilizar.

Porém, caso você não se importe de misturar mais de um corte, pode acrescentar à sua lista de pesquisa, por exemplo: contrafilé e peito (cortes com gordura) e alcatra, patinho e coxão duro (cortes magros).

Aliás, por falar nisso, caso opte por usar um corte mais magro, lembre-se de misturá-lo com outro com mais gordura, pois assim você diminui as chances de deixar seu hambúrguer seco e duro.

Por último, mas não menos importante, se variar a proteína é uma opção para você, tenha em mente que é possível fazer hambúrgueres suínos deliciosos. Nesse caso, o pernil do porco merece sua atenção. 😉

Dicas práticas

– Em uma frigideira antiaderente, adicione o azeite, deixe aquecer e grelhe o hambúrguer dos dois lados, tomando cuidado para não apertar a carne e perder o líquido que o torna mais suculento. 
– Se quiser dar um sabor defumado ao seu hambúrguer, prepare a carne na churrasqueira!

Leia também!

Churrasco perfeito: dicas, cortes de carnes e receitas

Dica #2 para preparar o hambúrguer perfeito em casa:
Capriche no preparo do pão

Hambúrguer perfeito

Se você é daqueles que acredita que o hambúrguer perfeito é servido no prato, esse post não é para você. Ou, pensando melhor, ele é ideal para você. Afinal, ainda há tempo de você mudar de ideia e entender que a melhor forma de comer hambúrguer é no pão. E usando as mãos, é claro!

Brincadeiras à parte, escolha e preparação do pão são etapas quase tão importantes quanto a escolha da carne. 

Para que seu pão não fique duro ou seco (o que faz com que ele desmorone a cada mordida), uma dica interessante é cortá-lo ao meio e tostar as metades. Assim, seu pão ficará macio, firme e ainda quentinho!

Dica #3 para preparar o hambúrguer perfeito em casa:
Escolha bem qual queijo vai usar

tipos de queijo – hambúrguer

Cheddar e prato são os queijos mais populares na preparação de hambúrgueres. Porém, não são os únicos que podem deixar sua receita inigualável. Dá, por exemplo, para substituir por queijo americano, suíço ou até mesmo pelos mais fortes – como o provolone e o gorgonzola. 

A verdade é que a escolha do queijo é algo muito pessoal. Portanto, leve em conta a sua preferência e, depois, foque em fazer com que ele derreta bem, pois queijo derretido definitivamente é uma das características do hambúrguer perfeito.

Leia também!

5 tipos de queijo e tudo que você precisa saber sobre eles

Dica #4 para preparar o hambúrguer perfeito em casa:
Dê valor ao molho

molhos para fazer o hambúrguer perfeito

Para alguns, o hambúrguer perfeito precisa ter ketchup e maionese; para outros, mostarda e maionese; há ainda aqueles que preferem com barbecue (que, aliás, vem se tornando cada vez mais comuns em hamburguerias brasileiras). 

Independente do seu gosto pessoal, é importante não exagerar na dose. Afinal, molho em excesso pode acabar afetando o sabor do hambúrguer – e também a estrutura do sanduíche. Não é isso que você quer, é?

Receita de molho de gorgonzola

Você vai precisar de… 

– 150 g de gorgonzola;
– ¼ de xícara de creme de leite fresco.

Modo de preparo

– Esmigalhe o queijo gorgonzola com o auxílio de um garfo, leve a uma panela pequena em fogo baixo para derreter por cerca de dois minutos, adicione o creme de leite, mexa bem e reserve;
– Enquanto esfria o creme toma a consistência ideal.

Dica #5 para preparar o hambúrguer perfeito em casa:
Não se esqueça da salada

  • Alface; 
  • Tomate;
  • Agrião;
  • Rúcula;
  • Cebola roxa.

 

Estes são alguns dos vegetais que se encaixam muito bem em hambúrgueres. Mas, é claro, não são os únicos. Portanto, leve em conta seu gosto pessoal e feche a receita do seu hambúrguer perfeito!

Dica #6 para preparar o hambúrguer perfeito em casa:
Aposte em bons acompanhamentos

O hambúrguer perfeito pode até ser a estrela do prato. Porém, como todo espetáculo, ele ficará ainda melhor se vier acompanhado de um bom “ator coadjuvante”. 

Batata frita, anéis de cebola e chips de batata doce são algumas das escolhas mais comuns. Porém, não são as únicas. Você pode, por exemplo, transformar polenta frita e mandioca/aipim frito em pares perfeitos para o seu burgão. Se quiser algo mais leve, pode apostar em chips de abobrinha no forno ou palitinhos de legumes. #ficadica

Curioso para saber a nossa sugestão? Aqui vai… 

Dica de acompanhamento:
Batata rústica 

Acompanhamentos para o hambúrguer perfeito

Você vai precisar de… 

– 5 batatas médias cortadas com casca em pétalas;
– ½ xícara de azeite;
– Uma pitada de páprica picante, uma de pimenta síria e uma de cúrcuma;
– 10 dentes de alho roxo com casca;
– Ramos de alecrim;
– 1 folha de papel alumínio;
– Sal a gosto.

Modo de preparo

– Em um recipiente misture a batata com todos os temperos;
– Pré-aqueça o forno a 180 graus, forre com o papel alumínio, acomode as batatas e os alhos, regue com azeite e salpique as folhas de alecrim;
– Tampe com papel alumínio e leve ao forno por 10 minutos para cozinhar a batata;
– Retire a folha de papel e volte ao forno por mais 5 minutos ou até ficarem douradas;
– Sirva como acompanhamento do seu hambúrguer perfeito.

Deu fome, né?

Então, agora é com você!

Nas lojas Roldão você encontra todos os ingredientes indicados aqui, além das melhores ofertas, é claro. Visite a unidade mais próxima de você (saiba qual é clicando aqui) e prepare-se para fazer o seu hambúrguer perfeito.

Bom apetite!

Imagens: Envato Elements

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Nenhum artigo relacionado encontrado.

Nenhum artigo relacionado encontrado.

Nenhum artigo relacionado encontrado.

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram