Como fazer a limpeza e higiene dos ambientes em tempos de COVID

As tarefas domésticas mais simples se transformaram em muitas dúvidas de como manter os ambientes não apenas limpos, mas livres do vírus desconhecido que assola o mundo todo há alguns meses. Embora as pesquisas tenham avançado muito e descobertas tenham sido feitas, o novo coronavírus ainda gera incertezas quanto aos meios de infecção. Sabemos que o vírus é transmitido por meio do contato direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada (pela tosse, pelo espirro e por gotículas de saliva) e do toque em superfícies contaminadas. O vírus pode sobreviver em superfícies por algumas horas ou até por dias, dependendo do material. A boa notícia é que desinfetantes comuns podem matá-lo.

COMO SE PREVENIR

Sabemos que algumas das maiores recomendações são lavar as mãos  corretamente e com frequência, usando água e sabão. Também usar álcool em gel 70% e ficar em casa, certo? A casa é o local onde estamos passando a maior parte do tempo. Portanto, é fundamental que os cuidados sejam redobrados para nos mantermos em segurança.
E como realizar uma limpeza de casa adequada para evitar o coronavírus? Onde as bactérias se concentram? Qual produto usar?

Compilamos algumas informações mais recentes de especialistas sobre o que é conhecido sobre a Covid-19 e dicas para te ajudar a manter este problema fora de sua casa.

LIMPEZA DA CASA

É muito importante desinfetar superfícies que são tocadas constantemente para se precaver, como por exemplo:

-Maçanetas
-Interruptores
-Cadeiras e mesas
-Corrimãos
-Balcões, pias e torneiras de cozinha e banheiro, assim como o vaso sanitário
-Computador, teclado e mouse
-Controle remoto, vídeo game e brinquedos
-Não se esqueça de limpar também os celulares e tablets, com frequência

Siga sempre as instruções do produto de limpeza atentando-se aos cuidados indicados para a utilização segura e eficaz do produto, inclusive, mantendo uma boa ventilação do ambiente.

QUAIS PRODUTOS USAR E COMO AGEM?

Alguns produtos se mostraram eficazes na limpeza e desinfecção dos ambientes e superfícies, são eles:

-Água sanitária
-Sabão
-Detergente
-Desinfetante

-Álcool gel

-Sprays e lenços desinfetantes
-Limpador multiuso

Esses produtos são eficazes contra o novo coronavírus pois são capazes de quebrar a camada lipídica que é um tipo de gordura que envolve e protege o interior do vírus. Quando um produto é capaz de realizar essa “quebra”, anula a capacidade de infecção do vírus.

Água sanitária: O CFQ (Conselho Federal de Química) recomenda diluir 25 ml do produto(mais ou menos meio copo de cafezinho) em um litro d'água. Caso a concentração de água sanitária seja mais elevada, deve-se usar luvas.
Agite e aplique nas superfícies com um pano ou borrifador. Para banheiros e pisos, dobre a quantidade de água sanitária e use luvas para não danificar a pele. Guarde a diluição em local fora do alcance das crianças. Não use essa substância em equipamentos eletroeletrônicos.

Álcool em gel ou líquido: ambas as versões são eficazes contra o novo Coronavírus, seja para desinfetar superfícies ou as mãos, desde que tenham concentração entre 60% e 80%. Essa informação estará descrita da seguinte forma: 46º INPM. Essa sigla refere-se ao Instituto Nacional de Pesos e Medidas e o número é a proporção da mistura entre água e álcool que contém no produto (no exemplo acima, significa que ele possui 46% de álcool puro e 54% de água).

Os sprays e lenços desinfetantes podem ser difíceis de encontrar. Nesses casos, continue a limpar com algumas das outras opções.

Embora todos esses produtos sejam excelentes para desinfetar sua casa, escritório e demais superfícies e objetos que tenha contato, o limpador multiuso deixamos para falar por último pois ele é uma opção muito completa e nós vamos te contar o porquê. Este produto é indicado para a limpeza de qualquer superfície e é uma mistura composta por água, solventes, detergente e fragrância. A água e o solvente são capazes de diluir a gordura para que o detergente possa removê-la e a fragrância ainda deixa aquele cheirinho gostoso de limpeza.

 

COMO DESINFETAR OS AMBIENTES EM TEMPOS DE COVID

Produtos de limpeza de desinfecção

COMO DESINFETAR CORRETAMENTE

Não enxugue as soluções de limpeza assim que as aplicar em uma superfície. Muitos produtos desinfetantes, como lenços e sprays, precisam permanecer molhados na superfície por algum tempo para que sejam eficazes. Leia sempre as instruções para garantir a utilização dos produtos conforme recomendado e assim evitar danos em telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos. Considere usar capas laváveis nos aparelhos eletrônicos.

Produtos de limpeza de desinfecção

Agora que você já aprendeu dicas de como manter sua casa desinfetada e mais segura contra o novo Coronavírus, que tal ver algumas dicas de como tirar manchas, odorizar ambientes e manter a organização? Veja:

Você já conhece os produtos Veja e Lysol para higienização e desinfecção? Corra até o Roldão mais próximo e abasteça a sua casa contra o vírus. Até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram