Como empreender com sucesso como MEI ou autônomo

Tudo começa com uma ideia, um insight, um sonho, um desejo de fazer acontecer… Mas para transformar o negócio que você tem em mente em realidade, é preciso muito mais do que paixão e força de vontade. Este “muito mais”, aliás, é o tema deste artigo! Siga a leitura e entenda quais são os passos fundamentais para empreender com sucesso como Microempreendedor Individual (MEI) ou profissional autônomo. 

– Se você está pensando em começar seu próprio negócio, as dicas que apresentamos o ajudarão a aumentar suas chances de sucesso no curto e no longo prazo.
– Já tem um negócio próprio como MEI ou autônomo? Você pode usar as informações abaixo para avaliar se está no caminho correto ou se precisa ajustar suas ações.

3 passos fundamentais para empreender com sucesso como MEI ou autônomo

Se você quer transformar uma ideia ou uma paixão em um negócio próprio, provavelmente não vê a hora de agir e iniciar sua história empreendedora, certo?

E isso é ótimo! Afinal, paixão e determinação são fatores essenciais para quem quer empreender com sucesso.

Porém, antes de mergulhar a fundo nessa jornada, é importante tomar alguns cuidados para garantir que seu sonho não acabe se transformando em pesadelo…

Muitas pessoas iniciam suas ideias de negócio sem o preparo adequado, agindo apenas na intuição e sem pensar no que precisam fazer no longo prazo. Como resultado, acabam tendo que desistir de seus planos em pouco tempo – e, em alguns casos, amargando prejuízo financeiro.

Você não quer que sua história termine assim, não é mesmo?

Portanto, precisa parar para analisar melhor sua ideia, entender como ela se encaixa no mercado e o que você precisa fazer para transformá-la em um negócio de sucesso.

Parece simples, mas esses passos básicos podem fazer toda a diferença na sua caminhada empreendedora.

Se levarmos em conta que microempreendedores ou profissionais autônomos geralmente apostam todo o seu capital em uma ideia de negócio, tomar todos os cuidados para garantir que ela traga resultados é ainda mais necessário, concorda?

A boa notícia é que o Blog do Roldão pode ajudá-lo nessa jornada!

A seguir, listamos três passos que vão aumentar significativamente suas chances de ter sucesso no longo prazo como MEI ou profissional autônomo. São eles:

  1. Identifique a melhor ideia para você e para o mercado
  2. Invista em um planejamento detalhado para o seu negócio;
  3. Adquira as habilidades fundamentais para gerir uma empresa;

Vamos lá?

Passo #1 para empreender com sucesso como MEI ou autônomo:
Encontre a ideia certa para você e para o mercado

Saiba como empreender com sucesso como MEI ou autônomo

É bem provável que você já tenha uma noção da área em que pode empreender, certo?

Mas, além disso, é importante analisar sua ideia a fundo para entender se ela realmente pode se traduzir em um negócio lucrativo.

Estas são algumas ações importantes a se realizar nesse momento:

➔ Entenda suas preferências/seus interesses e suas reais competências

Muitas vezes a resposta para o negócio ideal está em questões que fazem parte do seu dia a dia. Portanto, uma forma de encontrar a melhor ideia de empreendimento é fazendo uma lista dos seus interesses (coisas que gosta de fazer) e outra com suas principais habilidades. Depois, basta analisar as duas colunas e ver o que está alinhado.

– Imagine, por exemplo, que você goste de cozinhar, tenha interesse em atividades artísticas e seja ótimo tanto em fazer bolo como em se relacionar com pessoas. Tudo isso indica que você poderia se dar muito bem empreendendo na área de confeitaria, vendendo bolos e doces enfeitados.

Inclusive, se este é justamente o seu plano, aproveite para assistir às dicas do Consultor Roldão para pessoas que sonham em ter uma doceria – ou já têm uma:

Dica de ferramenta: Funil de ideias

Clique aqui e confira um modelo dessa ferramenta que pode ajudá-lo a selecionar a melhor ideia para o seu negócio!

➔ Analise o mercado e os possíveis concorrentes

Além de levar em conta seus próprios interesses e habilidades, também é fundamental entender se há espaço no mercado para a sua ideia de negócio.

Para isso, é preciso avaliar o mercado em que você deseja atuar e estudar outras empresas que já estão fazendo o que você deseja fazer (ou algo similar).

Uma maneira bem prática de fazer isso é a seguinte:

– Selecione empreendedores e empresas que atuam na área de seu interesse;
– Liste os produtos e serviços que eles oferecem;
– Entenda quais são os pontos fortes e fracos de cada um deles;
– Analise de que maneira a sua ideia de empreendimento se compara com esses negócios; o que há em comum e quais são seus diferenciais.

E ainda, se possível, procure estudos e relatórios relacionados ao seu mercado de atuação – especialmente na sua região. Para isso, busque associações e cooperativas do seu setor, pois eles já podem ter estudos prontos nesse sentido.

Isso é importante para entender a demanda dos seus possíveis consumidores e, assim, saber como aprimorar sua ideia de negócio para atender as necessidades e preferências do seu público.

Dica de ferramenta: Pesquisa de mercado

Clique aqui e baixe uma cartilha do Sebrae que traz um passo a passo sobre como desenvolver uma análise dos seus concorrentes, parceiros, fornecedores e clientes.

Passo #2 para empreender com sucesso como MEI ou autônomo:
Elabore um plano de negócios

Saiba como empreender com sucesso como MEI ou autônomo

Não importa o tamanho do seu negócio e quantas pessoas atuam na sua empresa. Mesmo que seja um microempreendimento e que você seja o único funcionário, o planejamento é crucial para o sucesso no longo prazo.

O chamado “plano de negócios” vai esclarecer questões como, por exemplo:

– O que os seus produtos ou serviço têm a oferecer ao mercado;
– Quem são os públicos que poderiam se beneficiar com o seu negócio;
– De que maneira você poderá oferecer seus produtos e serviços;
– Como você poderá se comunicar com os clientes e promover seu negócio;
– O que você precisa (em termos de estrutura e capital) para montar e manter o seu empreendimento;
– Quem são os parceiros que poderiam apoiá-lo nessa missão (fornecedores – olha o Roldão aí! –, possíveis sócios, Sebrae etc.);
– Quais serão suas principais fontes de receita – e os seus principais custos.

Ou seja, esse documento deve ajudá-lo a entender como sua ideia funcionará na prática e o que você precisa fazer para torná-la realidade.

Esse conhecimento, por sua vez, vai colocá-lo à frente no mercado em relação ao MEI ou profissional autônomo que está guiando suas ações sem nenhum planejamento e apenas na intuição.

Dica de ferramenta: Canvas

Canvas é uma metodologia para o desenvolvimento de um plano de negócios. Ela é ideal para quem está começando sua jornada como empreendedor. Clique aqui e conheça uma ferramenta online do Sebrae que vai ajudá-lo a utilizar o Canvas para criar o seu planejamento.

Passo #3 para empreender com sucesso como MEI ou autônomo:
Busque mais conhecimento e aprenda com outros empreendedores

empreender com sucesso como MEI ou autônomo

Depois de desenvolver seu plano de negócios, vai ficar mais claro o que você precisa para fazer sua ideia decolar.

Esse, então, é o momento de buscar mais conhecimento nas áreas em que você não tem experiência e também analisar cases de sucesso no seu mercado para tirar lições importantes e colocá-las em prática.

Lembre que não importa se você já é expert no setor em que deseja atuar, para efetivamente empreender com sucesso como MEI ou autônomo você precisa ir além e aprender sobre todos os aspectos que envolvem a gestão de um negócio.

Por exemplo:

– Pode ser que você já seja um confeiteiro de mão cheia!
– Porém, antes de abrir um negócio nessa área, precisa aprender sobre como fazer o controle de estoque para gerenciar os ingredientes e não perder nenhuma mercadoria.
– Além disso, há também toda a questão fiscal relacionada ao seu empreendimento que você deve ficar atento.
– Sem falar na gestão financeira, que vai garantir o controle do seu capital no longo prazo.
– Ah, tem ainda a necessidade de saber como divulgar seu negócio, se relacionar com os clientes e assim por diante…

Fazer uma autoanálise para identificar quais são as áreas de conhecimento em que precisa investir antes de abrir seu negócio vai evitar que você seja pego de surpresa e acabe tendo que interromper sua jornada de empreendedor.

Aqui vão algumas dicas para ajudá-lo nessa missão:

– A internet é sua aliada! Procure cursos online, artigos e vídeos no YouTube com dicas sobre áreas de conhecimento que está buscando. Além disso, não deixe de acompanhar as atualizações do Blog do Roldão, pois por aqui sempre apresentaremos boas dicas para ajudá-lo a garantir seu sucesso!

– Aprenda com quem já empreendeu. Sites e blogs de empreendedorismo – como o Endeavor e o Pequenas empresas Grandes negócios, por exemplo – sempre trazem cases de sucesso que podem oferecer lições importantes para você aplicar (ou evitar!) na gestão do seu negócio.

– Faça parceria com instituições da sua área. Pode ser que o sindicato ou a associação do seu mercado ofereça treinamentos sobre como empreender em seu setor.

– Participe de eventos na sua área. Essa pode ser uma oportunidade para aprender mais sobre seu mercado, conhecer histórias e ensinamentos de outros empreendedores e encontrar possíveis parceiros.

Dica de ferramenta: Benchmark

Essa é uma metodologia vai ajudá-lo a identificar as melhores práticas desenvolvidas por outras empresas e, a partir daí, entender como adaptar esse conhecimento para o seu negócio. Clique aqui e confira um passo a passo sobre como utilizar essa ferramenta.

Colocando essas três ações em prática, você estará muito mais preparado para transformar sua ideia ou sua paixão em um negócio de sucesso!

Depois que sua empresa estiver funcionando, passe na loja Roldão mais perto de você (saiba qual é clicando aqui) e monte o mix de produtos perfeito para atender seus clientes!

Tem alguma dúvida sobre esse tema ou gostaria de sugerir algum assunto para abordarmos por aqui? Deixe um comentário com sua pergunta ou contribuição. O Blog do Roldão quer ser o seu aliado para vender cada vez mais e melhor.

Até a próxima!

Leia também!

4 vantagens estratégicas que só microempresas têm

Imagens: rawpixel.com

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram