Churrasco perfeito: dicas de preparo, cortes de carne e receitas

Quando o assunto é o Brasil e o churrasco perfeito, uma coisa é fato: quase todo mundo se considera um churrasqueiro nato. 

Apesar de a rima até funcionar, o que se vê na prática é um pouco diferente do que sugere este verso. Afinal, mesmo os churrasqueiros “de primeira” cometem erros de vez em quando… 

– Tem dias em que a carne passa do ponto;
– Em outros o pessoal vai embora com fome – porque o “piloto da churrasqueira” não calculou direito a quantidade de carne necessária;
– Há churras em que falta um acompanhamento caprichado… 

Enfim, estes são alguns dos fatores que podem transformar o sonho do churrasco perfeito em um pesadelo.

E tudo isso é compreensível. Afinal, são tantas as etapas envolvidas na preparação de um churrasco perfeito – escolha das carnes, preparação do fogo, tempero, controle da chama etc. –, que sem tomar alguns cuidados, esses deslizes se tornam quase inevitáveis.

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a preparar um churrasco perfeito, a equipe do Blog do Roldão apresenta hoje 5 dicas para você fazer o melhor churrasco da sua vida. Acompanhe!

5 dicas para preparar o churrasco perfeito

Dica 1:
Planeje seu churrasco perfeito

Planejando o churrasco perfeito

Planejamento é a primeira etapa de qualquer projeto de sucesso. Inclusive do churrasco perfeito!

Neste sentido, durante o planejamento, você precisa definir:

– Quantidade de convidados;
– Data, local e horário do evento;
– Quais carnes serão servidas;
– Acompanhamentos;
– Bebidas;
– Quantidade de carvão necessária.

Além disso, é importante definir o horário em que as carnes começarão a ser servidas. Afinal, isso influenciará a decisão de quando colocar o carvão e acender o fogo, já que alguns cortes podem levar até mais de uma hora para chegar ao ponto desejado – e você não quer matar seus amigos de fome ou, então, ter que empanturrá-los de acompanhamentos porque não pensou nesse “detalhe”, não é mesmo?

Ah, e tenha em mente que não basta acender o fogo para poder colocar as carnes para grelhar. A brasa leva em torno de uma hora para ficar pronta. Uma boa dica para ter certeza de que já pode colocar as carnes na grelha é observar a cor do carvão – que deve estar esbranquiçado ou com um tom claro de cinza.

Precisa de ajuda para calcular a quantidade de carnes, acompanhamentos e bebidas do seu churrasco perfeito?

Clique aqui e use a calculadora do Embaixador do Churrasco. Ela é um ótimo ponto de partida para você acertar nessa conta e evitar tanto desperdícios, quanto falta de carne.

Você sabia?

Não é recomendado utilizar álcool líquido para acender a churrasqueira, pois ele produz uma chama brusca e temporária. 

Você pode trocá-lo por um acendedor automático ou, então, colocar em prática uma técnica que combina papel higiênico e óleo de cozinha. 

Funciona assim: enrole um pouco de papel higiênico na mão, formando uma espécie de cone. Então, abra um espaço no meio do carvão para que o papel seja colocado. Depois, despeje um pouco de óleo de cozinha nele. Então, ateie fogo. Após acender o papel, faça uma pirâmide de carvão em sua volta. A função dela é fazer uma espécie de tocha que manterá a chama viva tempo suficiente para que ele pegue no carvão.

Dica 2:
Capriche no tempero

Tempero do churrasco perfeito

O tempero mais importante de qualquer churrasco é o sal grosso. Contudo, um churrasco perfeito pode nascer justamente daquele toque especial que só um temperinho diferente traz. 

Quem é que não adora uma fraldinha na mostarda, por exemplo? Ou, então, um molho chimichurri para acompanhar um corte típico argentino? Hummm… dá água na boca só de pensar! 😋

Além disso, manteiga, ervas, outras especiarias e até cerveja (!) podem dar um gostinho a mais às suas carnes. 

Planeje esses temperos com antecedência, mas deixe para colocar o sal apenas poucos minutos antes de levar a carne para o fogo. Do contrário, ela pode ressecar e endurecer e, consequentemente, tirar pontos do seu churrasco perfeito!

Dica extra!

Não coloque a carne direto na grelha depois de tirá-la da geladeira! Para que fique suculenta, é importante deixá-la descansando por uns cinco minutos em temperatura ambiente.

Dica 3:
Tenha paciência na hora de cortar a carne

Churrasco perfeito – corte da carne

Muitas pessoas não sabem, mas as carnes não devem ser cortadas assim que saem da brasa! O ideal é esperar entre três e cinco minutos para fatiá-las, pois assim a suculência é preservada, e o churrasqueiro aumenta as chances de ter seu trabalho avaliado como “perfeito”.

É claro que, principalmente quando os primeiros pedaços ficam prontos, pode ser difícil pedir para a turma controlar os ânimos e esperar um pouco até saborear as carnes, mas não custa tentar, não é mesmo?

Ah, e aqui vai mais uma dica: na maioria dos cortes, o ideal é cortar a carne no sentido oposto à direção das fibras. Isso faz com que a carne fique mais macia e fácil de ser mastigada. Uma das exceções a essa regra é a picanha, que deve sempre ser cortada respeitando a direção das fibras.

Dica 4:
Lembre-se: churrasco perfeito precisa de acompanhamento perfeito

Dicas de churrasco

 

É verdade que as carnes são as grandes estrelas dos churrascos. Contudo, bons acompanhamentos são fundamentais garantir o sucesso do evento. Sem falar que você pode servi-los aos poucos, evitando que seus convidados fiquem mortos de fome esperando a carne ficar pronta.

Pão de alho, salada, maionese, arroz, batatas e farofa são acompanhamentos que sempre vão bem. Mas, é claro, não são as únicas opções. Que tal, por exemplo, grelhar algumas frutas e vegetais e surpreender seus amigos? 

Cebola, berinjela, pimentão e abobrinha funcionam muito bem na grelha, assim como abacaxi, manga e carambola. Arrisque-se e se surpreenda com o resultado!

Roldão ajuda!

Que tal economizar e, de quebra, oferecer um pão de alho original para os seus convidados? Aqui vai uma receita deliciosa e superfácil de preparar.

Você vai precisar de:

– Pão francês, bisnaga, baguete ou pão de leite a gosto;
– 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
– 4 colheres (sopa) de maionese;
– 5 dentes de alho sem casca;
– Salsa picada ou manjericão picado a gosto;
– Muçarela e parmesão ralado a gosto;
– Azeite extra virgem a gosto;

Modo de preparo:

– Corte o pão desejado em tiras, sem separar as fatias. Reserve;
– Bata no liquidificador ou processador a manteiga, a maionese e o alho até ficar homogêneo;
– Adicione as ervas escolhidas e bata por instantes;
– Passe a mistura de alho em todo pão, coloque bastante queijo muçarela e parmesão e leve ao forno 180ºC até dourar;
– Sirva como aperitivo ou para acompanhar o churrasco.

Gostou dessa receita e quer incluí-la no menu do seu churrasco perfeito?

Clique aqui, descubra qual é a loja Roldão mais perto de você e programe uma visita para garantir os ingredientes que faltam!

Dica 5:
Não utilize garfos ou facas para retirar a carne da brasa

Dicas para quem quer arrasar no churrasco

Nossa última dica é bastante simples, mas faz toda a diferença no sabor do seu churrasco. Afinal, ao utilizar garfos ou facas para manusear as carnes você pode furá-las, o que tira a suculência e prejudica o sabor. 

Não é o que você quer, certo?

Portanto, utilize um pegador ou luvas específicas para temperaturas elevadas na hora de virar a carne na grelha e também quando for retirá-la. Assim, você chegará ao fim do seu “serviço” com grandes chances de o pessoal dizer que você preparou um churrasco perfeito!

O problema, aliás, vai ser fazer a turma ir embora, porque com certeza ficará aquele gostinho de “quero mais”… 😉

Leia também!

Guia para armazenar alimentos na geladeira corretamente

Imagens: Danny de Jong, Envato Elements, José Ignacio Pompé

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One comment on “Churrasco perfeito: dicas de preparo, cortes de carne e receitas”

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram