5 dicas de marketing nas redes sociais para restaurantes e bares

As redes sociais se tornaram importantes ferramentas de marketing e vendas para negócios de todos os setores. Empresas que não atuam nesses canais estão perdendo grandes oportunidades de atrair e conquistar clientes. 

Especificamente bares e restaurantes têm muito a ganhar ao atuar nessas plataformas! Afinal, as pessoas usam diariamente canais como Instagram e Facebook, por exemplo, para compartilhar suas refeições e experiências gastronômicas.

Então, que tal fazer com que seus clientes também dividam as experiências deles em seu estabelecimento nas redes sociais e, assim, atrair mais consumidores?

Para ajudá-lo nesse sentido, preparamos este artigo especial. Leia e:

  • Entenda a importância das redes sociais para restaurantes bares e saiba por que você deveria investir em estratégias para essas plataformas.
  • Confira algumas ideias e dicas práticas para destacar sua marca e fortalecer o relacionamento com o seu público nesses canais

Leia também!

Marketing para MEI e profissionais autônomos: 5 ações baratas para impulsionar seu negócio

O potencial das redes sociais para restaurantes

A alimentação é um ato de socialização. Afinal, é comendo que celebramos momentos especiais com amigos e família e dividimos histórias com as pessoas que fazem parte de nossas vidas.

Acontece que esse aspecto social da alimentação se fortaleceu ainda mais com o surgimento e a popularização das redes sociais. Isso porque essas plataformas potencializam o compartilhamento da experiência alimentar.

Faça uma análise rápida:

Entre os clientes que frequentam seu estabelecimento, quantos tiram fotos dos pratos e lanches para postar nas redes sociais?

Nós podemos apostar que grande parte deles!

Para se ter uma ideia, uma pesquisa internacional descobriu que:

  • 69% dos millennials (nascidos entre 1980 e 1995) têm o hábito de fotografar seus pratos e postar nas redes sociais antes de comer!
  • Entre os consumidores da geração X (nascidos entre 1960 e 1980), o percentual é de 45%.

Ou seja, muitos dos seus clientes fazem (ou farão) propaganda gratuita do seu estabelecimento nessas plataformas.

Além disso, há uma grande parcela de pessoas que se baseia nos comentários e nas fotos publicadas nas redes sociais para escolher onde e o que comer. 

Você sabia, por exemplo, que entre todos os setores, o mercado de restaurantes é o mais impactado por avaliações online?

Um levantamento feito nos EUA revelou que três em cada quatro consumidores usam plataformas como Facebook para tomar uma decisão de compra sobre restaurantes baseando-se nas fotos publicadas e nos comentários deixados por outros clientes.

Ou seja, as redes sociais são indispensáveis para bares e restaurantes! 

Esse é um canal importante para que os clientes compartilhem opiniões e divulguem estabelecimentos e produtos de que gostam. Ao mesmo tempo, a atuação estratégica de bares e restaurantes nessas redes pode ser crucial para atrair e conquistar novos potenciais consumidores.

Quer saber como aproveitar todas essas vantagens e aprender como utilizar as mídias sociais para destacar sua marca, se aproximar do seu público e aumentar seu movimento e vendas? Confira as dicas a seguir!

Na prática!
Marketing nas redes sociais para restaurantes e bares

Dica #1:
Cuide do atendimento

Apesar de o foco deste artigo ser o que acontece no mundo online, o marketing nas redes sociais começa no “mundo real”. Ou seja, com a experiência que seus clientes têm ao frequentar seu estabelecimento. Afinal, é o que você oferece aí que vai influenciar os comentários sobre seu negócio nas redes sociais.

Inclusive, estudos indicam que mais da metade dos consumidores de restaurantes dizem que o serviço/atendimento oferecido é o principal motivador para que eles deixem uma avaliação online negativa sobre um estabelecimento.

Portanto, antes de começar a pensar em como usar as redes sociais a favor do seu negócio, é importante analisar quais são os problemas na sua operação que poderiam gerar comentários negativos e prejudicar a imagem da sua marca nessas plataformas.

Uma dica interessante nesse sentido é: use as próprias redes sociais para entender o que você deve evitar no atendimento em seu estabelecimento!

Para isso, siga estes passos:

– Avalie as reclamações das pessoas nas redes sociais em relação ao serviço oferecido no seu negócio e também nos concorrentes;
– Liste as áreas e comportamentos mais citados – como, por exemplo: atendimento dos garçons, limpeza do estabelecimento, velocidade do serviço, variedade do cardápio;
– Analise esses fatores em seu negócio e pense em como melhorar a performance das áreas e profissionais envolvidos.
 

Leia também!

Experiência do cliente: tudo o que você precisa saber

Dica #2:
Invista no visual dos pratos

Dicas práticas sobre uso de redes sociais para restaurantes

Quanto mais visualmente atraentes seus pratos forem, maiores serão as chances de os clientes tirarem fotos, postarem nas redes sociais e marcarem sua empresa nessas publicações. 

Por isso, é importante pensar em como apresentar seus produtos de maneira atrativa e que gere boas fotos!

Estes são alguns cuidados que você pode tomar neste sentido:

– Ao invés de simplesmente “jogar” a salada no prato, que tal arranjar as folhas e os legumes de maneira mais organizada?;

– Invista em pratos, travessas e vasilhas diferentes para destacar os alimentos e chamar a atenção dos clientes. Quando você entrega pastéis em uma cesta de palha com uma toalha quadriculada, por exemplo, você deixa a porção visualmente mais agradável do que se simplesmente os colocasse em um prato branco, sem graça. Ou ainda, na hora de servir a pizza, você pode colocar algumas folhas de manjericão, molhos e outros elementos frescos para dar um “up” no visual do prato (como na foto acima);

– Limpe as bordas dos pratos antes de servi-los aos clientes. Assim, a aparência ficará mais higiênica e profissional;

– Sirva drinks em copos e taças estilizadas e decore as bebidas com flores, frutas ou outros ornamentos. Seus clientes não resistirão a tirar uma foto com um drink bonito!

Saiba mais!

Clique aqui e confira dicas práticas para melhorar a apresentação dos seus pratos.

Dica #3:
Crie espaços para selfies e fotos em seu estabelecimento

Dicas práticas – redes sociais para restaurantes

Além de incentivar as pessoas a tirarem fotos dos pratos, outra maneira de bares e restaurantes aproveitarem o potencial das redes sociais é estimulando o compartilhamento de imagens do ambiente. 

Você pode fazer isso criando ambientes, espaços e decorações que sejam fotogênicos e convidativos. Para isso, você pode, por exemplo:

– Criar uma parede com alguma arte diferente ou com uma cor bem chamativa onde os clientes podem posar para tirar fotos. Uma dica é fazer parcerias com artistas locais para promover a arte da sua cidade dessa maneira;

– Colocar algumas frases interessantes ou adesivos com decorações no espelho do banheiro. Isso vai incentivar as pessoas a tirarem uma selfie e compartilharem nas redes sociais;

– Oferecer alguns ornamentos para que as pessoas se divirtam tirando fotos. Perucas, fantasias, uma moldura de um quadro ou placa imitando a borda das fotos do Instagram são alguns exemplos de elementos que podem gerar fotos no seu estabelecimento.

Dica #4:
Incentive o compartilhamento de fotos e comentários nas redes sociais

Dicas práticas – redes sociais para bares

As redes sociais devem servir como plataforma de interação direta com os clientes de bares e restaurantes. Portanto, é importante dar voz para o seu público nesses canais. Até porque não existe propaganda mais efetiva do que a recomendação do seu próprio cliente, certo? 

Sendo assim, é importante criar ações para motivar as pessoas a compartilharem as experiências que elas tiveram em seu estabelecimento.

Estes são alguns exemplos desse tipo de estratégia:

– Ofereça desconto na próxima visita para quem publicar uma foto de um prato no Instagram ou Facebook e marcar o seu negócio;
– Compartilhe no perfil da sua empresa as fotos (dos pratos e do ambiente) que seus clientes publicarem nas contas pessoais deles;
– Promova concursos e/ou sorteios incentivando as pessoas a compartilharem fotos dos seus pratos. Por exemplo: “Publique a foto do nosso hambúrguer e concorra a um vale-compras de R$ 50,00”; “O autor mais curtidas ganhará uma pizza”. 

Dica #5:
Mostre os bastidores do estabelecimento em suas redes sociais

Redes sociais para restaurantes e bares

Outra maneira de utilizar as redes sociais para se aproximar do seu público é mostrando o que acontece nos bastidores da sua operação. 

Além de ser uma maneira de divulgar seu negócio, essa ação vai gerar mais credibilidade para sua marca. Afinal, ao ser transparente sobre os seus processos, seus clientes confiarão mais nos seus produtos e na sua empresa.

Estas são algumas ideias para atuar dessa forma:

– Faça vídeos para as redes sociais mostrando o agito da cozinha, apresentando os cozinheiros e o ambiente em que os alimentos são preparados;
– Poste um vídeo com o chef preparando um prato servido no seu estabelecimento;
– Publique fotos dos ingredientes utilizados nos seus pratos, atestando a qualidade dos produtos;
– Faça uma live (transmissão ao vivo) no Instagram ou no Facebook e responda às perguntas do seu público.

Agora, é com você!

Dicas simples e práticas, não é mesmo?

Inspire-se nelas para criar ações estratégicas, destacar o seu negócio nas redes sociais e fortalecer o relacionamento com seu público. 

Sucesso!

Imagens: Melody Jacob, by Jakub Kapusnak for rawpixel.com, Envato Elements

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram